O que é uma Administradora de Consórcios
O que é uma Administradora de Consórcios

Você sabe o que é uma Administradora de Consórcios e como ela funciona? Muitas pessoas não sabem ao certo, então por isso vamos explicar tudo para que não lhe restem mais dúvidas!

O que é um Consórcio?

Para entender o fim, vamos antes entender o início e meio. O Consórcio surgiu em meados dos anos 60, quando funcionários de uma mesma empresa decidiram criar um grupo de investimento para comprar carros. Dessa forma, cada um era responsável por pagar parcelas mensais referentes ao veículo pretendido. 

Com o pagamento de todos, era possível comprar um ou mais carros para os participantes. Mas como saber quem teria direito a ter o carro? A forma mais justa encontrada foi o sorteio, e quem fosse vencedor continuaria pagando para que os outros participantes também pudessem ter seus carros. 

Com o sucesso do Consórcio, o setor foi institucionalizado e regulamentado, começando assim a surgir as Administradoras. 

O que é uma Administradora de Consórcios?

É uma pessoa jurídica que está autorizada a operar no ramo de Consórcios. Elas são responsáveis por unir pessoas em um grupo e geri-lo até o fim. Devem assegurar também que a cada mês pelo menos uma pessoa seja contemplada por sorteio, pois essa é a características principal do Consórcio. Cuidam de toda a parte burocrática de transferência de dinheiro para que você tenha só o trabalho de escolher qual carro quer comprar. 

Como saber se uma Administradora de Consórcios é confiável?

O setor é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil. No próprio site deles há uma página para que você consulte as Administradoras. Você pode efetuar a sua pesquisa clicando aqui. Se a Administradora pretendida não for autorizada a funcionar, fuja dela imediatamente!

Outra maneira de consultar é através do site da ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios). Lá você pode encontrar todas as que estão associadas e que são empresas sérias do setor.

Se você tiver mais dúvidas sobre consórcio, confira a nossa seção especial sobre o assunto clicando aqui. Também não hesite em deixar a sua dúvida nos comentários!

Compartilhar
Artigo anteriorComo saber a hora de trocar os pneus?
Próximo ArtigoA importância do aditivo para radiador
"Redator do Jornal do Consórcio. Poliglota autodidata, nascido em janeiro de 1993, estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por comunicação, espera deixar sua marca no mundo e um bom legado à sua família."