O que é um carro utilitário?
O que é um carro utilitário?

Quando se fala de carro utilitário, você sabe o que significa? Que tipo de veículo é esse? O termo utilitário veio para descrever um automóvel que tem capacidade de levar cargas e pessoas. Mas conforme os anos foram passando o termo foi um pouco generalizado ao ser usado para identificar também os utilitários esportivos. 

O que não está totalmente errado, alguns tipos de veículos acabaram tendo o mesmo termo, apesar de não corresponder ao objetivo principal. Caso houvesse uma lei que obrigasse a definição, esses modelos de veículos teriam versões somente comerciais, como por exemplo o Furgão. 

Mas o que é um carro utilitário?

É só a gente lembrar da Volkswagen Kombi. Sua configuração interna permitia o transporte de carga e também o de pessoas. Até na sua versão passageiros, seus bancos podiam ser retirados para dar espaço para as cargas. Essa configuração ampliava a versatilidade, que era considerado um carro utilitário completo. As picapes também se tornaram utilitárias, assim como as vans, multivans e caminhões leves. 

Atualmente o mercado considera que qualquer carro que tenha angulos específicos de entrada e saída. Como: altura livre do solo, sendo carro de passeio ou comercial é considerado um carro utilitário, como o caso dos SUV’s.

Qual sua origem? 

Desde que surgiram os automóveis, as pessoas viram uma forma de fazer negócios não só levar pessoas, mas também cargas e encomendas. Nesse caso, a Scania acabou lançando seu primeiro caminhão em 1902. Mas o carro utilitário surgiu mesmo com a criação do Ford T. Ele tinha uma mistura de clássico americano com o termo truck, sempre aplicado as picapes. As picapes também são consideradas utilitárias, pois levam pessoas e cargas ao mesmo tempo. 

Com isso, surgiram as picapes, que acabaram dando origem aos furgões modernos, que tinham um foco mais comercial. Em meados dos anos 30, as pessoas começaram a usar os carros para trabalhar e transportar a família. Picapes, caminhões leves e furgões eram não eram indicados essa tarefa, pois expunham parte da família na caçamba ou carroceria de madeira.

Em 1933, foi criado pela General Motors, o Suburban. O veículo era derivado da caminhonete e tinha janelas e bancos grandes para a família. Além disso, havia espaço para muita carga e a capacidade de remoção dos bancos tornava-a bem versátil.

Na guerra, foi criado uma espécie de “jeep”, que tinha como destaque a capacidade de rodar no fora de estrada, especialmente por causa da tração 4×4. Assim, modelos como Willys Jeep, Toyota Land Cruiser e Land Rover Mk I, logo se tornaram um sucesso.

Já no século XXI, o termo “SUV” acabou sendo interpretado pelo mercado como veículo utilitário esportivo. Isso significa que tinha dupla função, o que era um erro na grande maioria dos casos. Atualmente, o segmento domina o mundo. Portanto, carros utilitários são na verdade aqueles com dupla função: carga e passageiros.

Faça seu consórcio agora mesmo!

Aproveite as melhores condições de compra do mercado. Acesse o nosso Simulador de Consórcio e escolha o plano que mais combina com você.