Não posso mais pagar o consórcio. O que fazer?
Não posso mais pagar o consórcio. O que fazer?

São diversos os motivos que fazem com que não possamos mais pagar o consórcio, mesmo que ele seja a forma mais econômica de se adquirir carros novos ou seminovos na atualidade. Nesse meio tempo, surgem algumas dúvidas sobre o que fazer para contornar essa situação. Veja abaixo e entenda.

O que fazer quando não posso mais pagar o consórcio

O mais correto é informar à Administradora que você não poderá mais pagar pelo consórcio. Dessa forma eles ficarão cientes de sua situação e poderão negociar uma forma para que você possa continuar pagando. 

Se mesmo assim você não conseguir mais pagar e a sua cota ainda não foi contemplada, a administradora poderá repassá-la a outro interessado. Isso é algo que você também pode fazer, assim você não precisa esperar até o fim do grupo para ter de volta o seu investimento.

Para transferir sua cota a outra pessoa, existem maneiras diferentes dependendo da sua situação:

Cota contemplada

A Administradora de Consórcios realizará uma avaliação do interessado para confirmar se ele pode assumir a sua cota. Com tudo aprovado, a cota poderá ser transferida depois do pagamento de uma taxa de transferência. Ela gira em torno de 1% do valor do crédito do bem que você iniciou seu plano.

Cota não contemplada

Você deverá assinar um termo de transferência de cota, o qual pode ser obtido com a Administradora. Depois de assinado, precisa ter firma reconhecida em cartório junto com as cópias de documentos que podem ser exigidos. 

A taxa de transferência nesse caso varia de administradora para administradora, não é algo fixo. Depois de paga, o prazo para conclusão da transferência é de 3 a 15 dias úteis. Feito isso, todas os direitos e deveres do consórcio passarão à outra pessoa.

Todos os procedimentos devem ser respeitados, a fim de que nem você ou a Administradora saiam lesados. 

Se você quer ver as melhores ofertas de consórcios de carros, veja o nosso Simulador de Consórcio. Compare os planos e garanta hoje mesmo o melhor investimento para o seu orçamento!