Está com problemas? Não abandone o Consórcio!
Está com problemas? Não abandone o Consórcio!

Ao entrar para um grupo de consórcio, você certamente escolheu um plano com parcelas ideais para o seu bolso. Não é mesmo? Porém, sabemos que imprevistos podem acontecer, o que pode levá-lo a considerar abandonar o grupo de consórcio, caso ainda não tenha sido contemplado. O problema é que há consequências para esse tipo de situação, além do prejuízo maior: não realizar o seu sonho.

Está com problemas? Não abandone o Consórcio!

Ao abandonar o grupo de consórcio, você estará abrindo mão da sua realização. Estará deixando de lado aquele bem ou serviço tão desejado. Seja um carro, uma casa, uma moto, uma viagem ou qualquer outro que você deseja. E ainda terá que arcar com as consequências por ter desistido.

Se você simplesmente deixa de pagar suas parcelas, na intenção de não continuar no grupo, inicialmente você será considerado inadimplente. Ficando nessa condição até completar o prazo máximo de inadimplência estabelecido em contrato. Após esse período, você será excluído do grupo.

Como inadimplente, você deixará de participar dos sorteios e não poderá ofertar lances, perdendo a oportunidade de ser contemplado (leia mais sobre consequências do atraso das parcelas clicando aqui). Já como excluído, você continuará participando dos sorteios para receber o valor pago referente ao fundo comum, do qual ainda possivelmente será descontada multa por quebra de contrato.

Não são devolvidas aos excluídos quantias pagas referentes a taxa de administração e seguros (se contratados). Já a devolução do fundo de reserva – caso conste do contrato e se houver saldo – ocorre quando do encerramento do grupo, momento que esses recursos são rateados entre todos os participantes.

No caso de dificuldades para manter seu consórcio, recomendamos que procure sua administradora e tente fazer uma alteração contratual para diminuição do crédito e das parcelas. Caso não seja viável para você ou para a administradora, solicite exclusão do grupo, para que você participe imediatamente dos sorteios para restituição de valores. Fonte: ABAC

Faça o seu consórcio agora mesmo!

Acesse o nosso Simulador de Consórcio e escolha o melhor plano para o seu orçamento! Não perca tempo e realize o sonho do carro próprio!