Mitos do consórcio
Mitos do consórcio

Você já deve ter escutado muitos mitos do consórcio e se perguntado se realmente são verdade, pensando nisso nós do Jornal do Consórcio vamos esclarecer o que é mito e o que é verdade sobre o sistema de compra que mais cresce no Brasil.

Mitos do consórcio e crescimento do sistema de compra.

Antes de começarmos é importante lembrar que o sistema de consórcio encerrou o ano passado com mais de 7 milhões de consorciados e com alta em todos os seus índices. Isso tudo, devido os inúmeros benefícios que só o consórcio trás para o consumidor, como ausência de juros, poder de escolha do bem, taxas de administração reduzidas e diversidade de planos.

Porém, com isso vem também muitos mitos que são espalhados por quem não conhece muito do sistema de compra. Confira a seguir os principais:

Após a contemplação, você não paga mais as parcelas.

mitos do consórcio
Após a contemplação você ainda paga as parcelas

Um dos grandes mitos do consórcio, é que após a contemplação o consorciado não precisa pagar mais parcelas, o que é uma inverdade. Já que por ser uma compra feita em conjunto deve-se continuar a pagar parcelas normalmente, com exceção de consorciados que já quitaram seus planos antecipadamente ou que ofertaram lance de quitação. Já que todos os participantes precisam retirar seus veículos e isso acontece somente com a contribuição das parcelas mensalmente.

Você precisa comprar o bem que está em seu contrato.

mitos do consórcio
Você não precisa comprar o bem que está em seu contrato

Esse é o mito que mais confunde os consorciados e causa grande dúvida. Nenhum consorciado fica preso ao bem que foi adquirido, pois ele está comprando o valor e não o bem físico (seja carro, moto ou imóvel). Sendo assim, a escolha do bem fica por conta do cliente desde que este que foi escolhido esteja dentro do valor do crédito adquirido.

Qualquer um pode administrar um consórcio.

Não é qualquer um que pode administrar um consórcio
Não é qualquer um que pode administrar um consórcio

Somente empresas que são regulamentadas e fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil e pela ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) são aptas para atuar com o sistema de consórcios. Confira clicando aqui as afiliadas ao Jornal do Consórcio.

Com certeza sua contemplação será nos primeiros meses.

Não acredite em promessa de contemplação no consórcio
Não acredite em promessa de contemplação

A principal forma de retirada do bem pelo consórcio é com o sorteio, sendo assim é impossível prever qual será o consorciado a ser contemplado em um determinado mês. A contemplação pode ocorrer do primeiro mês ao último mês do grupo, sendo assim a administradora não é capaz de prever a contemplação de nenhum consorciado.

Uma das formas de tentar uma contemplação mais rapidamente é ofertando lances, que são quantias para antecipar parcelas, porém você só será contemplado se seu lance for o vencedor. Então, não acredite em nenhuma promessa de contemplação!

Escolha seu plano e comece hoje mesmo seu consórcio.

Agora que você já conhece alguns mitos do consórcio, conheça as administradoras afiliadas ao Jornal do Consórcio, escolha seu plano e comece a investir de forma segura no seu novo carro!