Melhores truques para economizar gasolina
Melhores truques para economizar gasolina

Em tempos de crise, e com aumentos constantes no preço da gasolina, a palavra de ordem, além de pesquisar, e muito, entre as melhores ofertas de postos, é economizar gasolina. Por isso, preparamos os melhores truques para economizar gasolina!

Melhores truques para economizar gasolina

Mantenha os pneus calibrados. A primeira dica para quem quer economizar combustível é dar atenção não somente aos valores praticados pelas bombas de gasolina, mas também à maquina que quase passa despercebida nos postos: a de calibrar os pneus. Para que eles não aumentem o consumo, você deve calibrar os pneus a cada 15 dias, como recomenda a montadora. Se você tem dúvidas sobre a calibragem correta do seu veículo, consulte o manual do proprietário.

Respeite a velocidade correta para a troca de marcha. Poucos motoristas sabem disso, mas no manual do carro as montadoras indicam a velocidade correta para a troca de todas as marchas. Isso porque respeitar o giro motor do carro é fundamental para que ele não seja sobrecarregado. Para economizar combustível, a evolução do câmbio deve ser feita de forma leve e de acordo com o torque do veículo.

Não dirija com excesso de velocidade. Sabe aquele ditado que diz que “devagar se vai longe”? Pois ele não serve apenas para alertar sobre o perigo do excesso de velocidade ao volante, mas também como estratégia para economizar combustível. Um carro a uma velocidade de 100km/h, por exemplo, chega a consumir até 20% a mais de combustível do que se estivesse a 80km/h. Portanto, para sentir a diferença no seu bolso, considere tirar o pé do acelerador.

Evite levar muito peso do carro. Para que você entenda a relação entre o peso e o consumo de um veículo, é simples: na academia, quanto maior a carga do exercício, mais força e energia você precisa para completar os movimentos, não é mesmo? Com o seu carro, a lógica é exatamente essa, ou seja, quanto mais pesado ele estiver, mais combustível vai consumir, já que você terá que acelerar mais para chegar à velocidade que deseja. Então, já sabe: se quer economizar combustível, evite sobrecarregar o veículo.

Abasteça com combustível de qualidade. É comum que alguns postos, conhecidos como “sem bandeira”, façam promoções tentadoras, principalmente no litro da gasolina. O problema é que, quando esses valores são muito abaixo do praticado pelo mercado em geral, é bem possível que o combustível esteja adulterado. Gasolina com alta concentração de álcool e água, por exemplo, além de aumentar o consumo do seu carro, vai causar problemas em médio e longo prazo nos filtros e motor.

Faça o seu consórcio agora mesmo!

Se você tem interesse em adquirir um carro seminovo ou 0km, acesse o nosso Simulador de Consórcio e encontre o melhor carro pra você.