Melhores dicas para viajar no feriado

o Jornal do Consórcio traz um apanhado com as melhores dicas para viajar no feriado. Visando segurança e conforto, conheça um pouco mais sobre os itens fundamentais para checar no carro antes de arrumar as malas e colocar o pé na estrada!

Melhores Dicas para Viajar no Feriado

Antes de viajar no feriado é imprescindível fazer um planejamento para revisar o seu carro, pois isso diminui o risco de acidentes na estrada. Por isso é extremamente importante passar num mecânico de confiança e realizar todas as verificações necessárias antes de viajar. 

1. Navegação: Primeiramente é necessário verificar as ferramentas de localização, seja a navegação no painel do carro ou um aplicativo de celular.
2. Óleo e Filtro: Verifique a quantidade de óleo e o prazo de validade. Caso estejam vencidos, é necessário realizar a troca. Lembrando que óleo abaixo do nível ou vencido pode danificar o motor e aumentar o consumo de combustível.
3. Freios: Devem ser revisados por um mecânico a cada 10 mil quilômetros. É necessário também, checar o fluído do freio, verificando a quantidade e o prazo de validade. 
4. Painel: Esteja sempre atento às luzes do painel do seu carro, principalmente a do freio e da bateria. 
5. Radiador: Verificar se o nível da água está adequado, pois esse fluído que mantem a temperatura do motor, evitando aquecimento. 
6. Suspensão: Assim com os freios, também deve ser revisada a cada 10 mil quilômetros rodados. É importante verificar o desgaste de amortecedores, molas, buchas e batentes.

7. Pneus: É indispensável calibrar os pneus e o estepe presente no carro. Lembrando que os pneus não podem estar “carecas”.
8. Filtro do Ar Condicionado e Combustível: Essenciais para o bom funcionamento do motor. Se estiverem muito velhos, aumentam o consumo de combustível. Deve-se fazer a limpeza regularmente, para evitar stress desnecessário. 
9. Bateria: Além de conferir o carregamento, você também pode verificar se os terminais da bateria estão limpos e sem corrosão. 
10. Palhetas: Checar se não estão com a borracha ressecada e ver se a quantidade de água do limpador de vidros está adequada
11. Luzes: É importante averiguar todas as funções de iluminação como faróis, lanternas, luzes de freio, luz de ré e seta
12. Itens de Emergência: Veja se todos os itens de emergência estão em dia, como triângulo, chave de roda, macaco, estepe e extintor, que deve estar dentro do prazo de validade.

Realize o sonho do carro próprio!

Curtiu as dicas? Aqui no Jornal do Consórcio você encontra as melhores orientações de segurança, comparativos de carros e muitas orientações sobre consórcio. Se você ainda não tem um carro, mas deseja realizar esse sonho, acesse o nosso Simulador de Consórcio e fique por dentro dos melhores preços.