Melhores dicas para viajar de moto
Melhores dicas para viajar de moto

Viajar de moto é incrível! Sentir o vento, a liberdade e poder ir para qualquer lugar rapidamente é uma experiência única. Mas você sabe como fazer uma viagem de moto com segurança?

Melhores dicas para viajar de moto

Verifique os pneus. Se os seus pneus forem novos, você pode ficar tranquilo. Mas se eles já tiverem alguma quilometragem, fique atento. Neste caso, deve buscar por cortes, deformações e qualquer objeto estranho que possa estar encravado na banda de rodagem. Se tiver algo encravado, não remova o elemento da banda de rodagem, porque isso faz com que o ar entre no pneu. Procure um borracheiro. Mesmo tendo o apoio desse profissional, você deve saber tirar as rodas caso tenha algum imprevisto durante a viagem. Por isso, verifique se a sua moto tem o kit completo para fazer esse procedimento.

Conheça o sistema de transmissão. Toda moto possui um sistema de transmissão, que pode conter uma correia, cardã ou corrente. É importante conhecer o sistema de transmissão, porque, quando bem cuidado, ele tem uma vida útil mais longa e sem a necessidade de regulagem.

Acesse o Simulador de Consórcio e escolha o carro que mais combina com você!

Analise o sistema elétrico. Vale a pena conhecer onde estão dos fusíveis e ter alguns de reserva. Assim, caso algum deles queime, é possível trocá-lo com facilidade. Carregar pelo menos três lâmpadas também é indicado, trocando no caso de qualquer eventualidade.  Outro elemento importante são os cabos, que devem ser lubrificados com frequência para que não se rompam, o que poderia ocasionar um acidente. Por fim, analise se é necessário completar o óleo, se os freios estão no limite e se o filtro de ar está limpo.

Compre um capacete de qualidade. O capacete deve ser de qualidade, mas não é necessário gastar muito dinheiro com esse equipamento. Por outro lado, deve-se atentar a alguns quesitos. Um deles é a entrada de ar, que, quando é excessiva, resseca os olhos e torna-se um incômodo, porque irrita e até mesmo ocasiona problemas de visibilidade.

Ajuste bem a bagagem. Caso não seja bem ajustada, a bagagem pode ser um problema na hora de viajar de moto. O ideal é que a moto tenha baú, tanque, alforge ou mala lateral, porque isso facilita bastante durante a viagem. Mas se essa não é uma opção, o ideal é carregar o mínimo possível.