É imprescindível conhecer onde estamos pisando antes de iniciar um investimento. Isso é claro que também acontece com o consórcio, que além de lhe fazer adquirir um bem, também serve como forma de investimento. Nós separamos as melhores dicas para fazer um consórcio, assim você terá total segurança quando aderir a um plano!

Melhores dicas para fazer um consórcio

Sua situação financeira lhe ajudará a traçar o seu objetivo

O consórcio exigirá um certo grau de disciplina financeira para que você usufrua do seu bem o quanto antes. Sendo assim, não adianta querer comprar um carro com parcelas de R$ 3 mil se você recebe R$ 3.200. O mesmo vale para o consórcio de imóveis ou qualquer outra modalidade. O ideal é ter uma renda 3 vezes superior à parcela pretendida.

Seu orçamento ficará comprometido e é bem provável que você enfrente várias dificuldades até terminar de pagar o seu plano. Lembre-se que é uma compra que lhe renderá parcelas por pelo menos 5 anos. Você também pode, se quiser, aderir a um plano com menor prazo, mas consequentemente suas parcelas serão maiores.

Preze pela segurança do seu investimento

É tão óbvio que nem deveria constar aqui, alguns vão dizer. Mas infelizmente, algumas pessoas caem em vários golpes de administradoras fantasmas ou promessas de falsas contemplações. Também há administradoras pequenas que podem ir à falência sem que você tenha nenhum retorno financeiro.

Sendo assim, procure por uma administradora consolidada, séria e comprometida com o que faz. Para lhe auxiliar, o Banco Central do Brasil que é responsável pela regularização e fiscalização do setor, criou esta página para que você consulte as principais informações referentes às administradoras de consórcios. Lá você consegue ver, por exemplo, se uma administradora é autorizada a funcionar e se esta regular perante ao órgão.

A ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) também pode lhe auxiliar. As administradoras sérias são vinculadas à entidade, e você ter mais informações das associadas clicando aqui.

O contrato deve sempre ser lido

Ele será a sua bíblia do seu plano a partir do momento em que você fechar sua compra. Nele todas as informações referentes às taxas e outros valores a serem pagos estarão disponíveis. Outras obrigações e direitos também aparecem nos contratos, então não assine sem antes saber do que se trata.

O pagamento em dia vale ouro

É uma das melhores dicas para fazer um consórcio que podemos lhe dar. Você além de ajudar o grupo a funcionar melhor e ter mais entregas, garante mais chances de contemplação. Quem fica inadimplente em uma parcela, é automaticamente excluído do sorteio em que poderia ser contemplado. 

Você também pode acabar tendo o seu bem retomado (caso tenha tido uma contemplação prévia) ou até ser expulso do grupo. Para que isso não aconteça, a primeira dica que demos é fundamental nessa etapa.

Planeje a retirada do seu bem

O consórcio não é apenas algo para “sortudos”, pois há outras formas de contemplação. Elas englobam a realização de lances, que podem ser feitos de várias maneiras, as quais você confere clicando aqui.

Então, planeje quando você pretende ter o seu bem e acelere a sua contemplação. Essas são sem dúvidas as melhores dicas para fazer um consórcio!

Faça o seu!

Se você se interessou e quer fazer o seu consórcio, nós podemos lhe ajudar! Você pode comprar sua casa ou seu carro sem pagar nenhuma taxa de adesão, entrada ou juros nas parcelas. Aproveite a oportunidade e faça o seu hoje mesmo!

Clique aqui para ver os planos de consórcio disponíveis.