Manutenção de caminhões: Principais cuidados
Manutenção de caminhões: Principais cuidados

O caminhão é um instrumento de trabalho, que roda centenas de quilômetros para chegar ao destino final. Além disso, o caminhoneiro precisa cumprir os prazos de entrega das mercadorias. Portanto, é essencial cuidar da prevenção e entender a importância da manutenção de caminhões. Basicamente, a manutenção preventiva evita que o veículo quebre e fique parado, atrasando o cronograma de viagens. 

Manutenção de caminhões: Principais cuidados

Pneus: Os pneus são um dos principais itens de segurança para qualquer veículo. Em um primeiro momento, eles devem ser checados visualmente. A longo prazo, é preciso acompanhar o desgaste das ranhuras e dos sulcos. É importante também não esquecer da calibragem, que deve ser mantida em níveis adequados, de acordo com o fabricante do pneu.

Óleo do Motor: O óleo do motor deve estar sempre no nível necessário, o que pode ser conferido pela vareta. Se o nível estiver abaixo do ideal, mas o óleo for novo, você pode apenas completar. Entretanto, se o óleo for antigo ou estiver com impurezas, é preciso trocar. Para isso, siga as especificações da fabricante do caminhão, escolhendo o produto com a viscosidade ideal.

Filtros: É necessário realizar a troca dos filtros de óleo do motor para que os detritos do produto antigo não sujem o novo. O filtro de ar do motor, por sua vez, deve ser substituído de acordo com a indicação da fabricante. O mesmo vale para o filtro de combustível.

Freios: Uma manutenção completa deve ser feita a cada 20 mil quilômetros. Enquanto dirige, o motorista pode ficar atento a sinais que indicam que algo não vai bem com o sistema de frenagem, como vazamento de fluidos, barulhos estranhos, pedais duros ou levantados. Conferir o estado das lonas e dos tambores também é recomendável.

Sistema Elétrico: A manutenção do sistema elétrico passa pela verificação de cabos, terminais e baterias em busca de marcas de oxidação. Periodicamente, também é necessário recorrer a uma autoelétrica para verificar a tensão e a corrente do sistema.

Faça já o seu Consórcio de Caminhões!

Que tal comprar seu caminhão através do Consórcio? Escolha entre os caminhões das marcas Volkswagen, Ford e Mercedes e comece agora mesmo a investir em seu novo caminhão pelo Consórcio Itaú. Clique aqui para ver os planos do Consórcio de Caminhões.