Lombada: Passar na diagonal pode prejudicar seu carro

Amortecedor desgastado faz aumentar a distância de frenagem do carro

Lombada: Passar na diagonal pode prejudicar seu carro
Lombada: Passar na diagonal pode prejudicar seu carro

Quem nunca ouviu a recomendação “passa de lado para não raspar”? É a dica frequente de seus amigos e familiares, porém fazer isso pode lhe causar um problemão. Passar na lombada na diagonal pode evitar com que danifique o protetor, e até mesmo preservar os amortecedores, certo? Errado! E uma das maiores fabricantes de amortecedores do mundo, a Monroe resolveu acabar de vez com esse mito.

Os perigos de passar errado na lombada

O estudo feito pela fabricante, constatou que as peças não são na realidade preservadas como todos pensamos. O motorista ao passar na lombada na diagonal faz com que os movimentos torcionais do carro gerem forças laterais na movimentação da suspensão e do amortecedor, ocasionando folgas excessivas, ruídos e até o travamento total do sistema. E além de tudo isso danifica buchas da suspensão, amortecedores e rolamentos. O estudo ainda mostra que amortecedores desgastados fazem aumentar a distância de frenagem do carro em até 2,6 metros a uma velocidade de 80 km/h, enquanto um automóvel com equipamento novo derrapou apenas após 125 km/h.

Compre seu carro novo direto da fábrica, contando com total segurança da montadora. Conheça os planos de consórcio!

O ideal para o desempenho correto da suspensão

Para os amortecedores durarem mais, é recomendado que seja mantido em ordem para conseguirem controlar as molas de suspensão. O Coordenador de Treinamento Técnico da Monroe, Juliano Caretta, explica: “A peça é responsável pelo desempenho correto da suspensão, e mantém o contato permanente dos pneus com o solo. Quando desgastados ou danificados, os amortecedores podem oferecer riscos”.

Outra recomendação é que os amortecedores sejam verificados a cada 40 mil quilômetros rodados.
Então, não esqueça de verificar seus amortecedores e não passar na lombada na diagonal.

Faça já seu consórcio!

Os problemas de lombada afetam seu carro e de certa forma o bolso também, não é mesmo?

Para você que gosta de economizar, nós trazemos as melhores condições de compra de carros. Conheça nossos planos de consórcio, e garanta já o seu sem pagar juros, entrada ou taxa de adesão. Aproveite a oportunidade!