Guia Definitivo: como mudar a categoria da CNH
Guia Definitivo: como mudar a categoria da CNH

Está precisando mudar a categoria da CNH? Mas não sabe como fazer isso? Então esse post do Jornal do Consórcio é pra você! Confira o Guia Definitivo de como mudar a categoria da CNH e tire todas as suas dúvidas sobre esse procedimento. 

Guia Definitivo: como mudar a categoria da CNH

Atualmente existem 5 categorias divididas de acordo com o tipo de veículo dirigido e uma autorização para condução de ciclomotores, a ACC. Acesse para saber mais!

Agora você já sabe quais são as categorias da CNH, como elas funcionam e como são classificadas, é hora de saber como mudar a categoria da CNH. Não esqueça de acessar o nosso post sobre as categorias da CNH! Confira o exemplo para entender melhor do que estamos falando:

  • Você tem a categoria B (automóvel, caminhonete, utilitário) e, por exemplo, vai trabalhar como motorista de ônibus. Você só poderá dirigir um ônibus quando tiver a categoria D, que é a adequada para isso. A troca de categoria da CNH serve para que você seja habilitado para dirigir outro tipo de veículo.

Para fazer essa troca de categoria, você terá que estar com o prazo de validade da CNH em dia e não pode estar com sua habilitação suspensa ou cassada. Além disso, você não pode ter cometido nenhuma infração gravíssima. 

  1. Você deverá solicitar a troca de categoria da CNH no Detran ou em uma AutoEscola;
  2. Depois de solicitado, você pagará uma taxa para a troca;
  3. Passará por avaliação física, mental e piscológica;
  4. Terá as aulas práticas e o exame prático.

Critérios para mudar a categoria da CNH

O processo é semelhante de quando você tira a primeira habilitação. Contudo, a diferença de que não pagará o valor de uma CNH e sim, uma taxa para a troca. Entretanto, existem alguns critérios para que você faça essa troca de categoria. 

  • Para a categoria C. terá que estar habilitado por no mínimo um ano na categoria B.
  • Para a categoria D. terá que ser maior de 21 anos e estar habilitado no mínimo há um ano na categoria C, ou dois na categoria B.
  • Para a categoria E. assim como para a D, terá que ser maior de 21 anos e estar habilitado no mínimo há um ano na categoria C ou D.

Esses critérios servem para certificar que você tem qualificação para dirigir outros veículos e garantir a sua segurança e a dos outros. Por isso, se precisar dirigir outro veículo, seja por troca de emprego ou escolha pessoal: Faça a troca de categoria da CNH.

Compre o seu carro através do consórcio!

Agora que você já sabe como mudar a categoria da CNH, acesse o nosso Simulador de Consórcio. Lá você encontra diversas opções das mais diversas marcas. Com planos que cabem no seu orçamento, tudo SEM JUROS e SEM ENTRADA!