O gás natural veicular (GNV), conhecido como combustível do futuro, é uma mistura de hidrocarbonetos leves. Sob temperatura ambiente e pressão atmosférica, ele permanece no estado gasoso. É constituído predominantemente por metano com teor mínimo em torno de 87%. Ele é encontrado eventualmente em rochas porosas no subsolo, frequentemente acompanhado por petróleo e constituindo um reservatório.

Gás Natural Veicular vale a pena?

A queima do GNV ocorre praticamente sem emissão de monóxido de carbono, sendo uma das que menos polui o meio ambiente. Por não possuir enxofre em sua composição, a queima do gás natural não lança compostos que produzam chuva ácida quando em contato com a umidade atmosférica. Portanto, isso contribui para a melhoria da qualidade de vida da população.

Primeiramente, deve-se buscar uma oficina homologada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), para assim fazer a instalação do gás com segurança. Sendo assim, a lista de instaladores registrados está disponível no site do órgão.

De acordo com levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas de Gás Canalizado (Abegás), a economia com uso do GNV em comparação à gasolina varia entre 43% e 58% (de acordo com o preço na bomba, e de 44% a 66% em comparação ao etanol.

Vantagens do Gás Natural Veicular

  • Simplicidade na hora de fazer a conversão e a manutenção.
  • Aumenta a vida útil do motor. Afinal, por ser um combustível limpo e seco, possui uma queima mais completa. Portanto, pouco ou nenhum carbono é formado durante a combustão.
  • O motor movido a GNV se mantém em boas condições de limpeza e, então, observam-se menores taxas de desgaste para um mesmo período de utilização, quando comparado com motores alimentados com combustíveis líquidos.
  • Menor frequência na troca do escapamento do veículo, pois a queima do gás natural não provoca a formação de compostos de enxofre, diminuindo a corrosão.

Faça o seu consórcio agora mesmo!

Você sabia que a melhor forma de adquirir um carro é através do consórcio? Acesse o nosso Simulador de Consórcio e fique por dentro dos melhores preços.