Fundo de reserva é juros? Tire suas dúvidas!
Fundo de reserva é juros? Tire suas dúvidas!

Uma dúvida que paira sobre qualquer pessoa que pensa em iniciar um consórcio: o fundo de reserva é juros? A dúvida é pertinente, porque é uma taxa que entra nas parcelas e os clientes querem saber do que se trata. Mas afinal, o que é esse tal fundo de reserva? Vamos lhe mostrar como ele é nada mais nada menos do que mais um dos benefícios do consórcio! Confira a seguir.

O consórcio

Antes de entender o fundo de reserva, vamos resumir o conceito de consórcio. É uma forma de compra parcelada, onde se entra em um grupo com pessoas que querem adquirir um bem de um segmento igual ao seu. Por exemplo, consórcio de automóveis, de imóveis, de serviços etc.

Para que todos possam conseguir retirar seu bem, o consórcio aplica o fundo de reserva. Por não pegar dinheiro emprestado com o banco, os juros não são incidentes!

Compre seu carro 0km sem pagar juros ou entrada e veja seu dinheiro rendendo!

Ainda assim, fundo de reserva é juros ou não?

Não, porque os juros são praticados pelos bancos quando se faz um empréstimo. É um valor calculado sobre o valor emprestado, e por ser alto, às vezes faz com que você pague o dobro do que quer comprar.

O fundo de reserva entra como um auxiliar no consórcio. Isso porque lhe ajuda a ter seu bem, mesmo que existam pessoas inadimplentes no seu grupo. Além disso, também ajuda a cobrir gastos inesperados sem que afete o fundo comum.

É calculado sobre o valor do plano de consórcio, e pode variar de 3% a 5%. Com essa taxa, a administradora consegue entregar mais bens durante as reuniões, ou seja, você tem o direito de ter o seu mais rápido!

Por exemplo, se em uma reunião a administradora entrega dois bens por sorteio e um por lance, caso o fundo de reserva seja suficiente, esse dinheiro pode ser usado para a entrega de outro! Saiba mais sobre o sorteio e o lance.

Além disso, caso o fundo de reserva não seja utilizado, ele é devolvido para você no final do plano. Muito vantajoso, não é verdade?

Compre agora seu bem através do consórcio.

Agora se alguém lhe perguntar se fundo de reserva é juros, você já pode dizer que não e ainda lhe mostrar as suas vantagens!

Quer ter mais vantagens e as melhores condições de compra? Entre em nossa página de marcas e veja os planos de consórcio, onde não se praticam também taxas de entrada ou adesão! Comparando a um financiamento bancário, se economiza até 60% quando se faz um consórcio. Aproveite e faça o seu!