Fui contemplado por lance, e agora?
Fui contemplado por lance, e agora?

O Lance é uma forma de participação secundária no consórcio. É uma maneira de antecipar sua contemplação, caso tenha algum dinheiro reservado, você pode fazer a oferta, como um adiantamento de parcelas. 

Fui contemplado por lance, e agora?

Primeiramente, vamos explicar o que significa Lance. O Lance é uma oferta verbal realizada pelo consorciado a administradora. Além disso, uma vez ofertado, ele pode antecipar a contemplação. 

Antes da reunião mensal, você pode entrar em contato com a administradora e formalizar seu interesse em dar um lance, especificando o valor. Se o seu lance for o de maior percentual, ele será o vencedor. A partir desse momento o processo de compra do bem é iniciado. 

Tipos de Lance no Consórcio

  • Lance Livre: É a maneira mais conhecida de ofertar um lance no consórcio. Não existe quantia ou percentual limite. Entretanto, há chances de empate e a administradora define qual a melhor maneira de determinar o vencedor.
  • Lance Fixo: Diferente do Lance Livre, no Lance Fixo a administradora irá definir um percentual fixo de lance. Contudo, nessa forma de lance há formas de desempate, como o sorteio. Verifique o regulamento juntamente a sua administradora. 
  • Lance Embutido: Através do lance embutido, é possível utilizar até 30% da sua carta de crédito como oferta. Caso seja vencedor na apuração de lances, o valor será descontado diretamente da carta de crédito, diminuindo o valor das mensalidades posteriores.

Como fazer um bom Lance

Leia o contrato da administradora. Esteja atento aos detalhes do contrato quando formula um lance. Além disso, cada administradora tem suas regras e especificidades. 

Estude o seu grupo de consórcio. Entenda o potencial de oferta dos consorciados do seu grupo. Avalie durante alguns meses os lances dados anteriormente por outros consorciados e se a sua condição for mais baixa, você provavelmente não terá êxito. 

Analise suas finanças. Veja se o seu orçamento pessoal permite gastos extras. Seja racional e não esqueça que a ansiedade é péssima nesses momentos. 

O que fazer após ser contemplado?

Primeiramente, é necessário entrar em contato com a sua administradora. Ela fará uma análise do seu perfil, comprovando seus dados e realizando uma análise de risco. Com todas as informações confirmadas, seu crédito será imediatamente liberado e deverá ser utilizado em até 45 dias. No consórcio, você pode optar por qualquer outro bem, desde que esteja dentro da mesma faixa de preço. Assim, ao escolher onde será a retirada do bem, o consorciado deve apresentar todos os documentos necessários. Entre eles, os dados do vendedor e do bem pretendido à administradora. Os dados a serem recolhidos são: CNPJ do vendedor, telefone, endereço e dados bancários.

>>> Acesse para saber a documentação necessária. 

Garanta o carro dos seus sonhos sem pagar juros!

Qual o carro dos seus sonhos? Faça já um plano de consórcio e economize até 60% a mais do que em outras formas de compra parcelada. Acesse nosso Simulador de Consórcio, compare e simule o carro, plano e parcela ideal ao seu orçamento. Não perca tempo!