Foi sorteado, mas está com a parcela atrasada? Veja o que fazer!
Foi sorteado, mas está com a parcela atrasada? Veja o que fazer!

Caso você tenha parcela atrasada do seu plano de consórcio. Você terá que arcar com custos extras, multas e juros para colocar seu plano em dia. Mas e se você foi sorteado durante esse atraso? Já imaginou perder a oportunidade de adquirir aquele carro ou imóvel que deseja? 

Foi sorteado, mas está com a parcela atrasada? O que fazer?

Se você tem parcelas em atraso e sua cota for sorteada, sua contemplação não será efetivada. Mesmo que você entre em contato com a administradora se propondo a pagar imediatamente a parcela em atraso. Você terá que pagar o valor debito em atraso e aguarda o próximo sorteio para ter acesso ao crédito. Isso ocorre porque a administradora contemplará automaticamente outro consorciado em dia com suas parcelas. 

Exclusão do Consorciado

Ressaltamos que após um determinado tempo com as parcelas em atraso, o consorciado não contemplado é excluído do grupo. Isso deve constar no seu contato de adesão. O consorciado excluído passa a participar dos sorteios somente para receber o que pagou referente ao fundo comum. Mas atenção, não será devolvido os valores pagos de taxa administrativa e caso conste em contrato também o fundo de reserva e seguro. 

O que fazer com a parcela em atraso?

Em situações de atraso, o melhor que você tenha a fazer é negociar junto a sua administradora. Você e a empresa podem fazer um acordo para realizar o pagamento do débito em atraso. Você pode ainda alterar o plano para que ele se adapte a sua realidade. 

Caso não haja mesmo a possibilidade de pagamento,  você pode aguardar a contemplação por sorteio, sendo considerado consorciado excluído ao deixar o grupo. Você também pode transferir seu contrato para outra pessoa interessada, mediante aprovação da administradora.

Faça seu Consórcio!

Agora que você já sabe como evitar a inadimplência no Consórcio, que tal comprar uma cota? Caso queira um carro seminovo ou 0km, acesse o nosso Simulador de Consórcio e escolha o modelo que mais combina com o seu orçamento. Entretanto, se você deseja construir, comprar terrenos, reformar ou adquirir um imóvel, acesse a Tabela de Preços Rodobens e fique por dentro das melhores ofertas!

Fonte: Abac