7 fatos sobre o consórcio
7 fatos sobre o consórcio

Trazemos alguns fatos sobre o consórcio, para que você possa entrar para um time de seleto de milhares de brasileiros, que escolheram uma forma mais econômica e fácil de adquirir seu bem. Ele pode ser um carro, um imóvel ou outros serviços. Confira as dicas a seguir:

1. A contemplação depende de você

Mesmo com pessoas acreditando que o consórcio é questão de sorte, podemos mostrar que a disciplina aliada ao consorciado são os principais responsáveis pela contemplação. Você precisa pagar todas as suas parcelas em dia, assim você concorre nos sorteios mensais com cada vez menos participantes. Os consorciados que já tiveram o dinheiro para comprar seu bem entregue e os inadimplentes, não participam do sorteio.

Além disso, mesmo quando você oferta um lance, você continua participando do sorteio. Ou seja, possibilidade em dobro de conseguir o seu bem!

2. Não fique preso ao carro escolhido no começo do consórcio

Se você inicia com um plano de um HB20 mas depois muda de ideia e quer comprar um Onix o consórcio oferece essa flexibilidade de trocar sem burocracia. Isso acontece porque quando escolheu o HB20, você comprou uma carta de crédito com o valor de referência do HB20 e não o carro em si. Ou seja, você pode usar esse crédito para compra qualquer carro.

3. Não confunda Taxa administrativa e fundo de reserva com juros

Os dois na verdade são um benefício para os grupos de consorciados. Um dos fatos sobre o consórcio é que a taxa administrativa serve para pagar a gestão do grupo, realizada pela administradora, pagando apenas 18% em algumas administradoras.

O fundo de reserva é como uma garantia para entregar os carros a todos os participantes, cobrindo despesas de consorciados que possam deixar de pagar seus planos. Nessa matéria apresentamos mais detalhes sobre esse assunto

4. O FGTS como aliado em consórcio de Imóveis

Se você não tem valor algum para dar um lance, o seu FGTS pode ser usado para esse fim. Além disso, também pode ser usado para diminuir o prazo de pagamento e também as parcelas.

Aproveite e faça seu consórcio agora mesmo!

5. Atualização de parcelas 

As parcelas do consórcio podem sofrer variações, tanto negativas quanto positivas. Ou seja, se seu carro sofrer uma variação de preço positiva, a sua parcela sofrerá alteração para que quando você for contemplado, não ter que arcar com custos adicionais quando for pegar o carro ou imóvel. Isso é uma vantagem porque faz com que imprevistos aconteçam e mantém a carta de crédito sempre atualizada.

6. Vantagem de não pagar juros

O consórcio é isento de juros, e ao invés disso, o dinheiro é arrecadado pelo fundo comum de cada grupo, constituído pelas parcelas pagas pelos participantes. É parte do autofinanciamento dos consorciados do grupo, ou seja, não é um dinheiro de empréstimo bancário.

7. Cuidado com falsas promessas de contemplação, atente-se aos fatos sobre o consórcio

Se alguma administradora prometer a contemplação em um prazo determinado, ou que com um lance de R$ 20 mil você poderá ter seu carro na primeira, fique atento, porque isso é crime! A administradora não pode prometer a contemplação, seja por sorteio ou lance, já que os sorteios são feitos baseados no números da Loteria Federal.

No caso do lance, os consorciados presentes na assembleia realizam um lance até uma hora antes do início da reunião, o qual é secreto e só é revelado quando a reunião se inicia. Ou seja, alguém pode ter ofertado um lance melhor que o seu e você perde a contemplação.

Inscreva-se agora em um consórcio

Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas, e temos os planos perfeitos para você. Basta acessar nossa página e escolher aquele que melhor se encaixa em seu orçamento. Aproveite!