Etanol ou gasolina, qual o melhor para o motor?
Etanol ou gasolina, qual o melhor para o motor?

Uma das principais vantagens da tecnologia automotiva de hoje é a possibilidade de poder abastecer o tanque não só com gasolina, mas também com etanol, um combustível que é menos nocivo ao meio ambiente. Mas qual o melhor para o motor?

Mas quando pensamos no nosso carro, sempre queremos trazer para ele as melhores opções em produtos, desde os opcionais até o combustível, não é mesmo? Então veja as informações a seguir e tire suas dúvidas.

Na disputa entre esses dois, qual o melhor para o motor?

Na teoria, o etanol apresenta uma queima mais “limpa”, porque é muito mais fácil para o motor realizar a combustão do etanol que é composto apenas por uma cadeia de moléculas (C2H60), enquanto a gasolina é uma solução de hidrocarbonetos, onde cada um tem sua característica de evaporação diferente.

Os componentes da gasolina oferecem um pouco mais de resistência durante a queima, deixando resíduos de carbono no motor, que podem ser vistos por manchas pretas. Enquanto com o etanol, as mesmas partes continuam limpas.

Economize na compra de seu carro, sem entrada, com prazos e parcelas incrivelmente flexíveis!

Na prática, como funciona?

O etanol que é encontrado nas bombas dos postos de gasolina tem pelo menos 7% de água, porque o etanol absorve moléculas de água facilmente. Isso quer dizer que os motores flex precisam ser mais resistentes à oxidação, e quanto mais tempo o motor estiver abastecido com etanol, maior a chance de oxidação. Já consegue imaginar qual o melhor para o motor?

Por outro lado, essa água ajuda também na refrigeração do motor, e quando superaquecida sai em forma de vapor, que empurra junto as impurezas, deixando o motor com aspecto mais limpo por causa disso.

A gasolina apresenta menos impurezas. O processo de produção do etanol envolve cana de açúcar, e o bagaço da cana deixa muitas impurezas no produto final que chega nas bombas de combustível. Por isso o prazo de troca de filtro nos carros flex é menor que nos abastecidos somente com gasolina.

Economia ao abastecer

Além de saber qual o melhor para o motor, devemos ter em mente o melhor para o bolso também. Os carros consomem em média 30% a mais de etanol do que gasolina, então para valer a pena, o preço da gasolina deve ser multiplicado por 0,7, e se o resultado for maior que o preço do etanol, vale a pena abastecer com etanol.

Compre seu carro 0 km hoje mesmo!

Independente do combustível que você vai escolher para abastecer, nós vamos lhe ajudar a comprar seu carro novo hoje mesmo! Em nossa página de marcas você vai encontrar vários planos de consórcio com a melhores montadoras, as melhores condições de compra, com carros direto da fábrica, total garantia e segurança! Aproveite e garanta o seu!

Compartilhar
Artigo anteriorPerigo do uso do celular ao volante e infração
Próximo ArtigoNovo Fiat Argo chega em maio
"Redator do Jornal do Consórcio. Poliglota autodidata, nascido em janeiro de 1993, estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por comunicação, espera deixar sua marca no mundo e um bom legado à sua família."