Erros que você não pode cometer ao contratar um Consórcio de Imóveis
Erros que você não pode cometer ao contratar um Consórcio de Imóveis

Para você que busca adquirir um imóvel sem pagar juros, o consórcio é uma ótima alternativa. Mas apesar de ser um processo simples, alguns cuidados precisamos ter na hora de escolher o investimento. Por isso hoje listamos erros que você não pode cometer ao contratar um consórcio. 

Erros que você não pode cometer ao contratar um Consórcio de Imóveis

Não pesquisar sobre a administradora do plano
Muitos podem ser atraídos por propostas fáceis e contratam um consórcio sem fazer aquela pesquisa básica. Antes de você fazer qualquer investimento, o ideal é que você vá pesquisar sobre histórico da empresa. É fundamental saber se ela tem autorização do Banco Central para funcionar. Também converse com pessoas experientes no assunto e uma boa dica é acessar ranking de reclamações na internet. Existe um sobre as administradoras de consórcio no Banco Central, acesse aqui. 

Contratar um consórcio sem fazer planejamento
Tenha a certeza que você está organizado financeiramente antes de fazer o consórcio. Leve em consideração todos os seus gastos durante o prazo do consórcio. Também escolha um plano de acordo com a sua renda. Assim fica mais fácil conquistar seus objetivos e chegar ao final do plano sem grandes surpresas. 

Atrasar o pagamento 
Atrasar as parcelas do consórcio não é um bom negócio. Além da administradora ter o poder de recorrer a ações previstas em contrato. Você também deixa de participar dos sorteios mensais de entrega do crédito. Sem contar que você paga multa e juros sobre as parcelas em atraso. Em alguns casos, a inadimplência leva ao cancelamento da cota de consórcio. Isso pode te impedir de realizar o tão sonhado desejo da casa própria. 

Não acompanhar as assembleias do seu grupo
Assembleias são reuniões mensais que ocorrem entre os consorciados do grupo e a administradora. De acordo com a Lei 11.795/2008, os grupos de consórcio só são de fato constituídos após a realização da primeira assembleia. O objetivo principal dessas reuniões mensais é a contemplação dos consorciados. Veja no seu contrato o calendário dessas assembleias e acompanhe sempre que possível. Algumas administradoras deixam disponível a gravação dessas assembleias. 

Desconsiderar os reajustes do bem 
Os valores das cotas não são eternamente fixos. Conforme o bem ou serviço escolhido, ele pode ter a influência de determinados índices legais. E esse reajuste é necessário para que a carta de crédito que você escolher, não pecar o seu poder de compra no mercado.  Por exemplo: é possível que um consórcio para compra de um imóvel tenha suas parcelas atualizadas pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). Nesse sentido, a administradora pode atualizar o valor do crédito e, consequentemente, das parcelas.

Ter pressa na contemplação
Se você quer fazer consórcio, tenha ciência que essa modalidade é de médio a longo prazo. Sendo assim não é indicado para quem precisa adquirir bens e serviços com urgência. 
As contemplações são feitas mediante a sorteio entre os consorciados. Caso queira uma chance maior, pode optar por ofertar um lance. Então, apesar da contemplação ser garantida, não tem uma data fixa para que isso aconteça. Então mais uma vez, é fundamental que você tenha paciência durante o prazo de investimento, assim evita aborrecimentos desnecessários. 

Faça o seu consórcio agora mesmo!

Agora que você já sabe erros que você não pode cometer e se você tem interesse em comprar um imóvel, construir ou reformar. Acesse a nossa Tabela de Preços Rodobens e tenha acesso as melhores ofertas, com parcelas que cabem no seu orçamento.