Se você dirige, provavelmente já notou que no trânsito existem alguns sinais que os motoristas trocam que servem para comunicar algo. Além dos cuidados com a manutenção do veículo é importante ficar atento à sinalização. 

Entenda os sinais visuais do seu carro

Os sinais visuais são utilizados para comunicar diferentes situações e é importante que você os entenda e fique atento a eles. Principalmente em estradas e rodovias, onde eles são mais frequentes e, geralmente, o risco de acidente é maior.

– Seta direita ligada

Esse sinal, feito pelo veículo da frente, significa que pode-se fazer a ultrapassagem com segurança. Ele é muito utilizado em pistas de mão dupla que possuem apenas uma via. Indica que não há nenhum veículo vindo no sentido oposto. Entretanto, tome cuidado. O motorista da frente pode se enganar ou sinalizar que vai sair da estrada e virar a direita, portanto sempre certifique-se que a ultrapassagem é segura.

– Seta esquerda ligada

Em estradas, quando você está na faixa da esquerda o veículo de trás ligar a seta nesse sentido, significa que ele quer te ultrapassar. Já, quando o sinal é feito pelo carro da frente, é um aviso para você não ultrapassar naquele momento.

– Gestos do condutor

Existem três gestos feitos pelo condutor do carro. Eles podem indicar que ele vai dobrar a esquerda, dobrar a direita ou diminuir a marcha e parar. Além disso, eles servem de complemento à sinalização eletrônica, porém não devem ser feitos a noite, já que dificilmente os outros condutores conseguirão visualizar os sinais.

– Piscar faróis

É utilizado para indicar aos carros que trafegam no sentido contrário que eles irão encontrar algum tipo de dificuldade pela frente. O objetivo é informar para os outros motoristas que eles enfrentarão algum problema em breve. Portanto, é melhor reduzir a velocidade e se atentar ao trânsito. Você pode sinalizar um acidente, queda de barreira, pista com danos ou tráfego parado.

Compre o carro dos seus sonhos!

Você sabia que o consórcio é uma modalidade de compra planejada totalmente segura? Através dele é possível comprar o carro dos seus sonhos e economizar até 60% se comparado a outras formas de compra parcelada. Acesse a nossa Tabela de Preços e escolha o plano que mais combina com o seu orçamento!