Entenda como é a linha de montagem de um carro
Entenda como é a linha de montagem de um carro

A linha de montagem de um carro pode ser dividida em três etapas principais. O corte das chapas de aço que formam o “esqueleto” do carro, a pintura da carcaça e o encaixe dos componentes elétricos e mecânicos. 

Entenda como é a linha de montagem de um carro

A linha de montagem foi criada pelo empresário Henry Ford nos anos 20. Antes de Ford, os carros eram produzidos um a um. Portanto, a ideia de fazer várias unidades ao mesmo tempo revolucionou a indústria automobilística no mundo todo. Isso barateou os custos de produção e tornou os carros mais acessíveis a população. 

O princípio de funcionamento das montadoras permanece o mesmo há cerca de cem anos. Entretanto, algumas inovações tecnológicas foram sendo incorporadas. Uma das principais diferenças entre uma fábrica de hoje e uma dos tempos de Henry Ford é no nível de automação do processo. Ou seja, o uso cada vez maior de robôs na linha de montagem.

Na General Motors, em São Caetano do Sul (SP), por exemplo, há etapas da fabricação, como a pintura, em que quase não há interferência humana – a não ser para apertar os botões que acionam as máquinas-operárias.

Etapas da Linha de Montagem

1. Os principais “ingredientes” para fazer um carro são chapas retangulares de aço. Cada uma tem cerca de 1 milímetro de espessura.

2. Antes de tudo, as chapas são moldadas em até cinco prensas diferentes, com pressão de até 2 mil toneladas cada uma. Ao passar pelas prensas, ganham forma de portas, tetos e capôs.

3. Na funilaria, as chapas moldadas são unidas por prensas e soldagens. Assim, nasce carroceria do carro, que irá percorrer a linha de montagem num tipo de esteira rolante.

4. A carroceria passa então por um banho de fosfatização. Um mergulho em um líquido que protege o aço da corrosão e da ferrugem. Depois do banho, o carro é seco numa estufa.

5. Após a aplicação de uma pasta plástica que evita infiltração nos pontos de solda. Posteriormente, o carro vai para a primeira pintura, feita com cores básicas, como preto e branco.

6. Terminada a primeira pintura, nova secagem. Depois, o carro recebe uma camada de verniz para ganhar brilho e passa por jatos de tinta que lhe dão a cor final;

7. Já coloridão, o carro finalmente será “recheado” na tapeçaria. Primeiramente, as portas são retiradas e vão para outra linha, onde ganham maçanetas, vidros, retrovisores.

8. Na linha principal mais de 4 mil peças são inseridas no carro, como fiação elétrica, painel, bancos, cintos… As peças vêm prontas de fornecedores externos ou de outros setores da fábrica.

9. A parte mecânica (motor, freios, suspensão) é uma das últimas a chegar. O motor vai até a linha de montagem levado por elevadores especiais. Só no final as portas voltam.

10. O carro pronto ainda passa por testes e roda cerca de 10 quilômetros para verificação dos freios, marchas, acelerador. Rola até chuva artificial para ver se a vedação está boa.

11. Ao longo da linha de montagem, resto das chapas de aço são recolhidos por esteiras subterrâneas e seguem para a reciclagem. Restos de tinta também são tratados na fábrica.

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