Entenda a função das marchas do seu carro
Entenda a função das marchas do seu carro

As marchas dos veículos são um dos itens que compõem o sistema de transmissão. Logo, são responsáveis pelo movimento contínuo do carro. A caixa de câmbio, localizada entre os dois bancos dianteiros, possui engrenagens internas que estão conectadas com a alavanca e as rodas do veículo.

Entenda a função das marchas do seu carro

Como você pode perceber, as marchas são bastante importantes no processo de funcionamento dos carros. Além disso, elas auxiliam na transmissão das rotações realizadas pelo motor. As rotações são representadas por faixas de giro e podem atingir um máximo de potência e torque. A transmissão faz com que as rotações estejam sempre abaixo desse máximo. Visto que se o atingirem, o motor corre o risco de explodir. Deste modo, ao colocar em movimento ou acelerar o seu veículo, o motor envia força para as rodas.

As engrenagens são as responsáveis por fazer com que o carro atinja diferentes velocidades, maiores ou menores. Ou seja, as engrenagens permitem que a relação entre o motor e as rodas mude conforme a velocidade do carro aumenta ou diminui. Cada marcha tem um tipo de velocidade, e é importante saber quando utilizar cada uma. Muitas vezes, fazemos a troca de marchas de modo automático. Sem prestar atenção no motor, e acabamos trocando no momento errado. Ao fazer isso, você acaba gastando mais combustível do que deveria, pois o motor acaba tendo que fazer mais força que o normal.

Faça seu consórcio!

Quer comprar o seu carro sem pagar juros? Então, acesse o nosso Simulador de Consórcio e fique por dentro dos melhores planos de compra, totalmente SEM JUROS, SEM ENTRADA, SEM TAXA DE ADESÃO e com prazos ideais para o seu orçamento!