O sistema de luzes automotivas é responsável pela iluminação e sinalização das funções do carro, assim como a visualização de outros carros e pedestres. Os faróis são indispensáveis para garantir a segurança do motorista e passageiros durante o percurso. Entenda a seguir a diferença entre farol de LED, Halógeno e Xenon. 

Diferença entre farol de LED, Halógeno e Xenon

Todos os avanços da tecnologia que ocorreram desde as lâmpadas de acetileno em 1880 até os dias de hoje, criaram uma variedade de tipos de farol. Você sabe diferenciar essas luzes? Sabe qual a melhor de acordo com o seu custo-benefício? Confira a seguir as características de cada uma:

Farol de LED

A sigla LED (Light Emitting Diod) refere-se à luz intensa, produzida através de pequenas lâmpadas. É composto de um cristal semicondutor de silício ou germânio e possui a capacidade de transformar energia em luz. O LED é altamente econômico quando comparado aos tradicionais faróis halógenos, tendo vida útil de mais ou menos 5 mil horas. Devido a isso, um carro de passeio pode ter até 74% de economia quando utiliza esse tipo de farol. Apesar de serem mais econômicos, possuem um valor de venda mais elevado. 

Farol Halógeno

O farol halógeno é o mais comum entre esses modelos. Ele se caracteriza por ser uma lâmpada incandescente com um filamento; que é aquecido e que emite luz assim que uma corrente elétrica o ultrapassa. Apesar de ter uma vida útil maior e ser mais barato, o farol halógeno gasta mais e tem capacidade de iluminação reduzida quando comparada aos demais tipos de faróis.

Farol de Xenon

Os faróis de Xenon são compostos pelo gás xenon utilizado em lâmpadas incandescentes. Tem uma vida útil de aproximadamente 1000 horas e emite até 3x mais luz do que as lâmpadas  tradicionais e ajudam na redução do consumo de energia do carro. Com isso, esse tipo de farol tem um poder de alcance e luminosidade muito superior aos demais existentes no mercado.  Devido ao seu alto poder de iluminação, os faróis de Xenon só são permitidos em carros que já vieram de fábrica com esse sistema, pois o mal uso pode ocasionar acidentes. 

Simule o seu Consórcio!

O Consórcio é uma modalidade de compra totalmente segura, sem juros e sem entrada. Uma ótima maneira de economizar na hora de comprar um carro 0km ou seminovo!  Acesse o nosso Simulador de Consórcio e escolha o plano que mais combina com você!