10 dicas para trocar um pneu furado
10 dicas para trocar um pneu furado

Você está dirigindo normalmente quando de repente começa a sentir o carro mais pesado ou pendendo para um lado. Alguém para do seu lado e diz “Ei, o seu pneu está furado!”. É uma sensação horrível, não é mesmo? Pior ainda é se você não está acostumado ou então nunca chegou a trocar um pneu furado.

É um procedimento que apesar de trabalhoso, pode ser considerado simples. Nós trazemos abaixo algumas dicas para que você possar trocar o seu pneu sem muitas dificuldades.

Como trocar um pneu furado 

1. Antes de mais nada, preze pela sua segurança. Se estiver em uma rodovia, pare no acostamento e procure ficar o mais longe possível da pista. Ligue o pisca-alerta, coloque o triângulo e outras sinalizações para indicar que seu carro está parado alguns metros adiante. 

2. Um lugar plano deve ser o escolhido para lhe ajudar na hora de trocar um pneu furado. Evite ladeiras ou então lugares com terrenos macios como terra.

3. Para fixar o carro, deixe o freio de mão puxado e engatado em primeira marcha ou ré. Procure por objetos pesados para colocar em frente às rodas traseiras e dianteiras do carro.

Carro apoiado num macaco

4. Ao utilizar o macaco para trocar um pneu furado, procure pela parte indicada na lataria do seu carro para apoiá-lo. Geralmente fica à frente das rodas, mas também pode ser indicado pelo manual do veículo.

 

Sentido anti-horário

5. Os parafusos da roda são afrouxados com uma chave de roda, que deve ser girada em sentido anti-horário. Quando for executar essa etapa, mantenha a roda apoiada no chão, pois facilita muito.

 

 

6. Levante mais o carro utilizando o macaco, a fim de deixar a roda suspensa. Tire os parafusos completamente para poder puxar a roda e tirá-la do eixo.

7. Coloque o estepe no eixo, deixando-o alinhado aos orifícios para parafusos e os encaixe novamente. É importante notar a posição correta antes de apertar os parafusos: a válvula da câmara de gás deve estar voltada para fora e não para dentro.

8. Aperte os parafusos até ficarem bem firmes. Depois disso, abaixe o carro um pouco mais e aperte os parafusos até onde você conseguir. Em seguida já se pode abaixar o carro totalmente.

Estepe

9. Tire o macaco e dê um último aperto nos parafusos.

10. Guarde o pneu furado no lugar do estepe no porta-malas e leve-o para uma borracharia.

Quase um mecânico, hein?!

Pronto, agora você já sabe como trocar um pneu furado! Lembre-se sempre da regra um e evite acidentes.

Se você está querendo trocar de carro, temos uma dica valiosa para você: conheça o consórcio. Você consegue ter o seu carro novo sem pagar taxa de entrada e tem isenção de juros nas parcelas! Acesse o nosso Simulador de Consórcio, compare e veja as opções que são melhores para você!