Dicas para não dormir no volante
Dicas para não dormir no volante

Hoje, 20% dos acidentes de trânsito acontecem por causa de motoristas que pegam no sono ao volante. Isso acontece porque as pessoas que não estão acostumadas com viagens longas, pegam no sono fácil. Veja aqui dicas para não dormir no volante. 

Então, como evitar dormir no volante?

DICA 1 – Tome cuidado com condições favoráveis para o sono dentro do carro. Se você for dirigir de madrugada, o ideal é dormir um pouco antes. As vezes um sono de 40 minutos já é suficiente para te deixar alerta por algumas horas. 

DICA 2 – Mas se não for possível dormir antes, não deixe a temperatura dentro do seu carro muito confortável. Dirigir a noite geralmente é mais frio, então deixe as janelas do carro abertas, isso já ajuda. Ou então ligue o ar-condicionado em uma temperatura menor do que está acostumado, assim o frio vai te manter mais alerta também. 

DICA 3 – Evite músicas relaxantes demais ou deixar o rádio desligado. Coloque uma música que contribua para você ficar alerta, mas que seja também do seu agrado. 

DICA 4 – Sentiu sono? Pare e durma pelo menos 20 minutos. Você pode estar com pressa, mas 20 minutos não vai fazer tanta diferença assim. Coloque seu celular para despertar ou peça para alguém do lado te acordar, você vai se sentir muito melhor. 

DICA 5 – Durante a viagem procure beber bastante líquido. Isso vai acabar te deixando com vontade de ir ao banheiro e também ajuda a te manter acordado. 

DICA 6 – Está com passageiros? Peça para que eles não durmam. Quando estamos em companhia, conversando, a probabilidade de sentir sono é bem menor. 

Enfim, em ocasiões onde vão ter vários motoristas o ideal é que dirija aquele que sente menos sono ao volante. Algumas pessoas precisam de condições especificas para pegar no sono, por isso elas não sentem sono ao dirigir.