Dicas para fazer uma reforma sustentável
Dicas para fazer uma reforma sustentável

A realização de obras em casa é uma grande oportunidade para exercitar o pensamento verde. Entretanto, fazer uma reforma sustentável requer conhecimento e planejamento. O que traz resultados incríveis tanto para os moradores quanto para a sociedade.

Dicas para fazer uma reforma sustentável

1. Planeje com inteligência. A reforma sustentável deve ser cuidadosamente planejada para o máximo aproveitamento das características do imóvel. Como posicionamento no terreno e incidência de luz solar. Assim, as medidas devem ser definidas de forma cautelosa para evitar o exagero na compra de materiais e o desperdício de recursos. Eficiência e responsabilidade devem estar presentes do início ao fim do processo.

2. Contrate profissionais capacitados. Isso garante o uso e o descarte adequados dos materiais, o que diminui o desperdício e otimiza o tempo de realização do trabalho. Portanto, profissionais da construção também realizam contratações mais justas e seguem as normas de saúde e segurança do trabalho.

3. Economize energia. Uma opção é mudar a cor das paredes e revestimentos por tonalidades mais claras. Assim, o ambiente mais claro permite um melhor uso da iluminação natural e reduz a necessidade de iluminação artificial, economizando energia. Caso a reforma seja mais extensa, é interessante pensar em alternativas para o aumento do uso de luz natural. Além disso, a instalação ou ampliação de janelas e o uso de materiais feitos de vidro melhoram o aproveitamento de luz solar, fazendo com que seja possível passar o dia com interruptores desligados.

4. Aproveite melhor a água. Quando for realizar uma reforma, aproveite para substituir itens antigos que desperdiçam água. Outra forma de poupar água tratada é reutilizando a chamada água cinza, obtida da higienização de roupas e louças. Aproveite a reforma para incluir um sistema de captação e armazenamento de água para reuso na limpeza do chão do quintal, por exemplo.

5. Opte opções sustentáveis. Compre materiais ecológicos, de boa procedência e que envolvem reuso de matéria-prima devem ser prioridade na hora da compra. Utilize materiais ecofriendly. Como um telhado verde,  tintas naturais, madeira de demolição, compostagem caseira e painéis para captação de energia solar. 

6. Inclua plantas no ambiente. Essa atitude promove um aumento de absorção de água pelo solo, o que contribui para que mais água chegue ao lençol freático. Além disso, auxilia na redução de enchentes e no aumento de água nos reservatórios das grandes cidades.

Faça seu Consórcio!

Caso tenha interesse em adquirir um imóvel ou planejar a construção da sua casa, acesse a nossa página do Consórcio de Imóveis Rodobens e fique por dentro dos melhores planos de compra, totalmente SEM JUROS e com prazos de até 180 meses para pagar.

Compartilhar
Artigo anteriorDicas para não dormir no volante
Próximo ArtigoA evolução dos Ônibus
Estudante de publicidade, analista de SEO, viciada em séries, filmes, música pop e redatora do Jornal do Consórcio.