Vai fazer a prova prática na auto-escola e está inseguro com a baliza? Para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), os motoristas brasileiros precisam passar pelas provas teóricas e práticas. Além disso, para passar pela baliza, o candidato precisa colocar o carro na vaga determinada com um número de chances pré-determinado e tempo reduzido. 

Dicas para fazer a baliza perfeita

1. Alinhar o carro 

O objetivo da baliza é estacionar no espaço entre dois carros que já estão estacionados. Você deve iniciar posicionando o seu carro alinhado paralelamente ao veículo da frente. Quando eles estiverem lado a lado, siga levemente para frente, com os retrovisores praticamente alinhados.

2. Virar o volante

Depois de posicionar o carro basta virar o volante todo no sentido da vaga. Contudo, se você está estacionando no lado direito da via, então vire a direção para direita. Se a vaga for do lado esquerdo da via, vire para a esquerda.

3. Entrar na vaga

Carro posicionado, volante virado, engate a marcha ré e comece a entrar na vaga. Movimente o carro suavemente e devagar. Entretanto, você precisa ficar atento para os seguintes pontos:

  • quando o farol dianteiro do seu veículo estiver paralelo ao para-choque traseiro do veículo na sua frente;
  • então você deverá estar enxergando pelo espelho retrovisor esquerdo o farol direito do veículo de trás;

4. Desvirar o volante

Após entrar na vaga, vire todo o volante no sentido oposto, no sentido contrário a vaga até o final. 

5. Deslize para a vaga

Dirija suavemente em direção a vaga e pronto. Você fez a baliza perfeita! Vale ressaltar que você terá somente três tentativas para acertar a baliza de carro e dois minutos é o tempo máximo que você terá por tentativa para “balizar” o veículo corretamente.

Compre o carro dos seus sonhos!

Você sabia que o consórcio é uma modalidade de compra planejada totalmente segura? Através dele é possível comprar o carro dos seus sonhos e economizar até 60% se comparado a outras formas de compra parcelada. Acesse a nossa Tabela de Preços e escolha o plano que mais combina com o seu orçamento.