Dicas para economizar nas férias
Dicas para economizar nas férias

Chegou o verão! Para que as férias sejam proveitosas, é importante planejar a melhor maneira de utilizar o seu dinheiro para gastá-lo com sabedoria. Por isso, preparamos algumas dicas de como economizar nas férias.

Dicas para economizar nas férias

Defina um limite de gastos. Ainda que muitas empresas ofereçam pacotes de viagem com opção de parcelamento, colocar todas as contas na ponta do lápis é importante para não se arrepender depois. Escolha uma viagem de acordo com sua condição. Coloque os custos de hospedagem, transporte e alimentação na ponta do lápis e deixe o cartão de crédito apenas para emergências.

Evite a alta temporada. Além dos melhores preços, viajar em baixas temporadas também é a melhor escolha para quem não gosta de locais muito lotados. Os pontos turísticos costumam ficar mais tranquilos e dá pra aproveitar melhor. O período de março a maio e setembro a novembro são considerados baixa temporada. 

Prefira atividades gratuitas. Muitos lugares incríveis oferecem entrada gratuita. É claro que você não vai deixar de conhecer aquele lugar que sempre sonhou por ter de pagar para entrar. Mas é possível equilibrar as finanças durante a viagem com locais pagos e gratuitos. Para quem gosta de atividades ao ar livre, os parques, jardins botânicos e até alguns museus, podem ter entrada gratuita.

Aproveite milhas e descontos. Alguns cartões de crédito ou as próprias companhias aéreas oferecem programas de milhas e descontos. Dependendo da sua forma de consumo, ao longo de um ou dois anos já é possível ter milhas suficientes para fazer algumas viagens.

Confira a diferença entre alugar uma casa, apartamento ou ficar em um hotel. Anote todas as opções para ver qual pode ser mais vantajosa. O valor final pode variar de acordo com o local de viagem da sua escolha. Se o hotel oferece uma ou mais refeições, calcule se compensa o valor que você vai gastar em comida alugando uma casa ou apartamento. Apesar do aluguel ser mais barato em muitos casos, vários fatores como a localização, por exemplo, podem afetar o orçamento final.

Consórcio: A melhor forma de economizar

Depois de todas essas dicas, que tal fazer um consórcio? O consórcio é uma forma de compra planejada totalmente segura e sem juros. Com ele, você pode adquirir o carro que sempre sonhou ou até mesmo comprar um imóvel, construir ou reformar. Faça seu consórcio agora mesmo!