Dicas de segurança para quem vai viajar de carro
Dicas de segurança para quem vai viajar de carro

Viajar de carro evita o stress e aeroportos e rodoviárias. Mas você sabe como viajar de carro com segurança? Pegar a estrada é sinônimo de liberdade e autonomia, mas pode ser bastante cansativo. Principalmente quando algo dá errado. Veja a seguir algumas dicas de segurança para quem vai viajar de carro.

Dicas de segurança para quem vai viajar de carro

  • Planeje antes. Isso irá permitir que o motorista se programe para dirigir somente à luz do dia, o que é consideravelmente mais seguro em comparação com a noite e a madrugada. Ao calcular esse tempo, é importante planejar também as paradas para um lanche e locais de pernoite, quando necessário. Às vésperas da viagem, a previsão do tempo deve ser consultada.
  • Verifique a manutenção do veículo: Antes de iniciar a viagem, o motorista deve se certificar que o automóvel tem plenas condições de cumprir o trajeto sem danos aos seus componentes. Um check-list de poucos itens pode resolver essa etapa. Comece pelos níveis de água e óleo do motor, verificando sempre antes da primeira partida do dia. Antes de iniciar seu trajeto lembre-se de completar o tanque e aproveitar para verificar as condições dos pneus e calibrá-los, sem esquecer do estepe. Acesse para mais dicas de manutenção.
  • Bagagem: As malas e mochilas devem ser sempre acomodadas no porta-malas. Nunca coloque bolsas ou objetos em locais que atrapalham a visão dos espelhos ou que podem projetar as bagagens em caso de frenagem abrupta. O viajante deve ajustar a calibragem dos pneus no caso de carga extra. O peso máximo permitido deve estar informado no manual do veículo. Caso o motorista opte por transportar seus animais de estimação, eles devem estar, a todo o momento, presos por suportes adequados ou utilizando transportadores.
  • Dirija com segurança: Uma das lições mais importantes quando estamos aprendendo a dirigir é que não basta dirigir bem por si próprio. É importante estar atento às falhas dos outros motoristas e pedestres. Isso é especialmente verdadeiro quando falamos em férias, fins de semana e feriados. Além disso, o viajante deve manter uma distância segura do veículo à frente. Lembrando que o peso adicional de bagagens e passageiros afeta diretamente o tempo de frenagem do veículo.

Faça seu consórcio!

Você sabia que o consórcio é uma modalidade de compra planejada totalmente segura? Através dele é possível comprar o carro dos seus sonhos e economizar até 60%. Acesse a nosso Simulador de Consórcio e escolha o plano que mais combina com o seu orçamento.