Dicas de como economizar combustível
Dicas de como economizar combustível

Dirigir é muito prazeroso, ter um carro é bom e traz muito conforto. Porém manter um carro, principalmente no Brasil é um pouco caro. Principalmente se formos falar de como abastecemos e o quanto pagamos. Então hoje o Jornal vai te dar dicas de como economizar seu combustível, confira. 

Anote as dicas de como economizar combustível!

Deixe a manutenção em dia 
Peças defeituosas e quebradas porem aumentar o consumo do combustível. Eles podem fazer o motor funcionar com mais dificuldades. Por isso periodicamente e antes de viajar faça sua manutenção.

Ponto morto? Evite!
Andar com essa função ativada pode cortar a injeção de combustível, por isso alguns motoristas fazem. Mas pela sua segurança, não faça. Quando seu carro está desengatado, o sistema de freio é mais exigido, pois não tem ajuda do freio-motor. Quer economizar combustível? Ande com o carro engatado na marcha mais alta e não use o acelerador. 

Dirija de forma consciente
Dirigir em alta velocidade além de ser perigoso, aumenta muito o consumo do combustível. Evite sempre ultrapassagens perigosas e outras manobras que exijam muito do carro. Um trajeto mais tranquilo vai afetar de forma positiva o seu bolso e consequentemente você vai economizar combustível. 

Atenção na qualidade dos combustíveis
Fique atento aos postos que você abastece. Infelizmente existem postos de combustíveis vendem gasolina “batizada”, ou seja, misturada com álcool, água, entre outros. Se o valor do combustível estiver num valor muito abaixo da média, desconfie. A economia que você fará no momento não vai compensar devido aos problemas que você terá depois. 

Não carregue peso desnecessário
Não crie um hábitos de acumular as coisas que você não utiliza no porta-malas do seu carro. Pois quanto mais peso você tem dentro do seu carro, mais ele vai trabalhar para se locomover. E quanto mais ele trabalha, mais combustível gasta. Por isso fique atento a pesos desnecessários e verifique as informações de peso máximo do seu carro. 

Calibre os pneus e mantenha seu carro alinhado e balanceado
Calibrar os pneus é umas das práticas mais conhecidas para economizar combustível. Pois quando seus pneus estão descalibrados ou murchos, o consumo de combustível pode aumentar em até 3%. Parece pouco, mas se você usa o carro todo dia, no final do mês faz diferença. Outra coisa é manter o carro alinhado e balanceado. Rodas desalinhadas provocam dificuldades para o carro se locomover, pois as rodas se arrastam. Isso consequentemente aumenta o consumo de combustível e aumenta também o risco de acidentes. Se você sentir o carro puxando por um lado ou vibrações, verifique imediatamente. Isso também fará você economizar combustível. 

Mantenha os vidros fechados sempre que possível e ligue o ar-condicionado só quando necessário

Não é mito, andar de carro com os vidros abertos faz com que ele ande com mais dificuldade. Isso porque as janelas abertas entram em atrito com o ar e isso faz com que mais combustível seja consumido. Claro que em velocidades menores, deixe seus vidros abertos e o ar-condicionado desligado. Mas em velocidades maiores o ideal é que você faça o contrário. E por falar em ar-condicionado, por mantermos o vidro fechado, temos que liga-lo. E se a cidade for quente, é impossível deixar desligado, mas faça um uso consciente. Pois além do motor perder potência quando ligamos, em carros com cilindradas menores o esforço e o gasto de combustível é maior. 

Enfim, Na hora de economizar combustível, não existem milagres para economizar combustível. Se você sempre estiver atento à sua maneira de dirigir, fizer as manutenções necessárias e escolher apenas postos de confiança para abastecer, pode ter certeza que uma economia considerável será vista no final do mês.

Faça seu Consórcio!

Acesse o nosso Simulador de Consórcio e escolha o carro que mais combina com você!