Dicas básicas de mecânica de carros
Dicas básicas de mecânica de carros

Vamos falar a verdade: ninguém faz um cursinho de mecânica antes de comprar um carro, não é mesmo? Mesmo assim, toda vez que saímos de casa com o carro, estamos sujeitos a situações que podem requerer o mínimo de conhecimento. Nós separamos algumas dicas básicas de mecânica para que você não se sinta perdido(a) toda vez que seu carro apresentar algum problema!

Dicas básicas de mecânica

Ruídos incomuns

Preste muita atenção àqueles ruídos que não fazem parte dos sons que seu carro costuma emitir. Dependendo da origem do som, você consegue definir também a origem do problema.

Por exemplo, barulhos que vêm do fundo ou do meio do motor, indicam falta de lubrificação do motor ou até folga das peças. A parte de cima costuma fazer barulhos quando as válvulas estão batendo ou então quando há alguma parte de peça solta. 

O som de batidas ritmadas como o de um martelo, indica um motor que está quase entrando em fusão. Leve seu carro imediatamente a uma oficina caso identifique algum desses ruídos!

Tanque de combustível na reserva

Evite ao máximo andar com o tanque na reserva. O motor possui impurezas no fundo e que vêm à tona caso haja pouca gasolina. Isso faz com que seu carro comece a apresentar problemas na partida devido a problemas na injeção eletrônica. 

Além disso, com a falta de gasolina não há troca de calor entre a bomba e o combustível. Isso faz com que a bomba superaqueça e desgaste de forma prematura.

Superaquecimento

O que também causa superaquecimento é a falta de água no radiador. Preste atenção nos medidores de temperatura no painel do carro, eles podem lhe ajudar nesse quesito. Se eles indicarem aquecimento, pare, espere o motor esfriar, verifique o nível de água do radiador e complete caso seja necessário. 

Se o problema se repetir pouco tempo depois de completar o nível de água, provavelmente há um vazamento. Fora os vazamentos, o que pode causar o superaquecimento também é o entupimento do sistema. O melhor a fazer é consultar um mecânico para realizar os reparos necessários!

Se você quiser saber mais sobre como cuidar do seu carro, veja nossa seção de dicas automotivas!

Compartilhar
Artigo anteriorAtraso na parcela do consórcio. O que fazer?
Próximo ArtigoOs 5 carros novos mais econômicos do Brasil
"Redator do Jornal do Consórcio. Poliglota autodidata, nascido em janeiro de 1993, estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por comunicação, espera deixar sua marca no mundo e um bom legado à sua família."