Curiosidades sobre Volkswagen Brasília
Curiosidades sobre Volkswagen Brasília

Em março de 1982 chegava o fim da Volkswagen Brasília. No lugar do grande sucesso da Volkswagen vinha o Gol com motor 1.6 e com ar refrigerado. Mas ela soube se despedir muito bem. Dessa maneira os modelos usados da Volkswagen Brasília teve uma grande valorização. O que deu uma grande consagração para um modelo que vendo 950.000 unidades. 

Quando surgiu a Volkswagen Brasília?

Primeiramente ela nasceu no outro de 1970, quando o presidente da Volkswagen no Brasil Rudolf Leiding se dirigiu até a mesa de Marcio Piancastrelli, chefe de design do departamento de estilo na época. 
Então ele pediu que fosse criado um carro pequeno por fora, grande por dentro e também que tivesse uma grande área envidraçada. Com o desenho em mãos, que mostrava um carro com linhas retas. Um teto que terminava com um corte brusco na traseira bem parecido com um furgão. Três anos depois, Leiding já como chefe da Volkswagen Mundial veio ao Brasil para o lançamento. O objetivo do lançamento da Volkswagen Brasília era competir com o compacto da GM na época. 

A perua tinha por fora (4 metros, era 17 centímetros menor que o Fusca) e era grande por dentro ( seu espaço interno era um latifúndio se comparar ao sedan). Além disso tinha a claridade garantida pelos grandes vidros, fora que proporcionado pela capota reta aumentava a visão de espaço de quem ia atrás. 

Para o acabamento, o tecido dos bancos tinha desenho moderno, forro no teto com pequenos losangos que enriqueciam o interior. O painel foi inspirado no antigo Fissore, na DKW e absorvido pela Volkswagen em 1966.

Seu desempenho…

O motor traseiro da Volkswagen Brasília, era o 1.600 refrigerado a ar e desenvolvia 60 cv. Sua dupla carburação só veio no ano seguinte. Era opcional e fornecia mais rendimento e com menor consumo. Em 1976 ele se tornou um equipamento de série. E com isso o motor passava a ter 65 cv. 

Faça seu Consórcio Volkswagen!

Acesse o nosso Simulador de Consórcio Volkswagen e escolha o modelo que mais combina com o seu orçamento. Além disso, com o consórcio você tem total segurança e não paga juros!