5 dicas para cuidar do ar-condicionado do seu carro

Você sabe como cuidar do ar-condicionado do seu carro? O Jornal do Consórcio traz hoje 5 dicas que irão te ajudar a aumentar a vida útil do seu ar-condicionado!

O Brasil é um país de clima predominante quente durante grande parte do ano. Devido a isso, muitos carros vem equipados com um sistema de ar-condicionado. A principal função deste equipamento é liberar ar frio dentro do veículo, garantindo um ambiente agradável para os ocupantes.

Como cuidar do ar-condicionado do seu carro

Para manter o ar-condicionado funcionando da corretamente e prolongar sua vida útil, é necessário que o dono do veículo tenha alguns cuidados. 

  1. Higienize o ar-condicionado anualmente: Isso evita o mau cheiro proveniente do sistema de ventilação. Existem diversos produtos disponíveis no mercado que permitem uma higienização eficiente. Os mais utilizados são os sprays, que podem ser aplicados nos filtros e nas saídas de ventilação pelo próprio dono do veículo. Se o odor persistir, será necessário encontrar um especialista para resolver o problema. 
  2. Faça a troca do filtro de ar: Segundo a maioria dos fabricantes, essa troca deve ser feita a cada 10 mil quilômetros rodados. A correta substituição evita o acúmulo de ácaros, fungos, impurezas e até mesmo bactérias que possam causar doenças respiratórias.
  3. Ligue o ar-condicionado frequentemente. Deixar de usar o ar-condicionado regularmente, pode causar o ressecamento das tubulações. O indicado é ligar o ar-condicionado no mínimo uma vez por semana, para que o gás do sistema circule e desta forma lubrifique todos os equipamentos presentes. 

4. Não dê a partida com o ar-condicionado ligado. Para o ar-condicionado funcionar é necessário que a bateria também esteja funcionando. Para que a bateria do seu carro tenha uma boa vida útil, dê partida apenas se o ar-condicionado estiver desligado. Se a partida for dada com o ar-condicionado ligado, a bateria é prejudicada, pois o veículo acaba necessitando de mais carga elétrica para conseguir funcionar.
5. Aprenda os comandos. Utilizar o ar condicionado não é apenas pressionar o botão de liga e desliga. Conhecer bem os comandos de acionamento do ar é indispensável para evitar que o equipamento estrague e te deixe na mão. Na dúvida, consulte o manual do seu carro.

Faça o seu consórcio agora mesmo!

Você sabia que o consórcio é uma modalidade de compra planejada totalmente segura? É isenta de juros, sem taxa de adesão e extremamente econômica! Acesse o nosso Simulador de Consórcio e veja qual o melhor plano pra você! Temos carros de diversas marcas e modelos, 0km ou semi-novos. Não irão faltar opções para você realizar o sonho do carro novo!