Cuidados ao comprar uma cota contemplada
Cuidados ao comprar uma cota contemplada

Para as quem quer aderir a um grupo de consórcio, existem pessoas que vendem suas cotas contempladas. No entanto, é preciso ter alguns cuidados ao comprar uma cota contemplada, pois nem todo mundo age de boa fé.

Esse trâmite é legal, e o consorciado ao ser contemplado pelo sorteio ou lance, tem o direito de disponibilizar a sua cota para que outros possam comprar. O consumidor interessado passará a ter todas as obrigações do participante anterior e a administradora lhe transferirá o contrato.

Veja dicas e cuidados ao comprar uma cota contemplada

1. Tenha uma garantia da administradora

Solicite uma declaração que comprove a contemplação, quando a cota foi contemplada e o valor do crédito. O rendimento financeiro e as garantias para utilização do crédito também devem constas na declaração. Com essas informações, você consegue comprovar a autenticidade da contemplação da cota.

2. Consulte junto aos órgãos responsáveis

O contrato transferido a você deve ser administrado por uma empresa que é autorizada a atuar no ramo de consórcio. O Banco Central é responsável pela regulamentação, e você pode conferir clicando aqui. Também vale consultar o site da ABAC, que representa o sistema de consórcios no Brasil.

3. Certifique-se que a cota foi transferida

Você deve assinar um termo de transferência na filial ou sede da administradora de consórcios. A administradora irá analisar se o interessado em adquirir a cota tem capacidade financeira, e pode ou não ser aceito para comprá-la. Sendo assim, aguarde a confirmação antes de fazer qualquer pagamento.

4. Tenha a cópia dos documentos a seguir:

– Contrato assinado quando o plano foi feito;

– Documentos pessoais e de garantias que serão prestadas na liberação do crédito do novo dono da cota;

– Comprovantes de pagamento das prestações anteriores e posteriores à contemplação;

– Ata da reunião em que a cota foi contemplada;

– Declaração da administradora dizendo que o contrato não foi alterado em nenhuma reunião. Caso tenha sido, solicite cópia da ata da reunião em que a alteração foi feita.

Seguindo todos esses cuidados ao comprar uma cota contemplada, você não terá problema algum e pode fazer um bom negócio. Faça você também parte do sistema de consórcios, a modalidade de compra parcelada que mais cresce no Brasil!

Faça já seu consórcio

Clique aqui e veja os planos de consórcio disponíveis em nossa página de marcas.

Entre em um grupo de consórcio sem pagar nada de entrada, juros ou adesão. Temos uma diversidade de prazos que proporcionam parcelas que se encaixam em qualquer orçamento. Aproveite a oportunidade!