Consórcio vira opção para classes A e B

De acordo com a ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), os consórcios contratados de janeiro a abril de 2018 corresponderam a 9,5% dos novos financiamentos de veículos no mesmo período, contra 4,55% em 2011. Ou seja, a participação mais do que dobrou em sete anos. O consórcio é uma modalidade de financiamento que oferece prazos maiores e prestações mais suaves na compra.

Consórcio vira opção para classes A e B

A ABAC realizou uma pesquisa para conhecer melhor o perfil de quem procura um consórcio. O levantamento foi realizado pela Quorum Brasil com mil consorciados ativos e outros mil potenciais consorciados nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Salvador, Goiânia e Belém.

Os números indicam que 73% das pessoas consultadas são das classes C (39%) e D (34%), sendo que esta última tem renda mensal de dois a dez salários mínimos. Ainda de acordo com a pesquisa, 54% dos entrevistados têm mais de 40 anos, sendo que 65% são casados.

O destaque fica por conta da classe B, que corresponde a 20% do total pesquisado. Enquanto o percentual registrado em 2017 foi de 12%. A classe A, por sua vez, responde por 7%, quase o dobro dos 4% do levantamento realizado no ano passado. 

Consórcio tem alta em 2018

Segundo a ABAC, o consórcio triplicou o total de emplacamentos de veículos leves  na última década. Subindo de 7,8% em 2009 para 31% registrados apenas no primeiro trimestre deste ano. A entidade informa que atualmente existem pouco mais de 6 milhões de consorciados ativos no setor automotor no Brasil.

Entretanto, os percentuais dos consórcios se referem ao potencial de participação,  correspondem a clientes que já obtiveram a carta de crédito para a compra do bem, porém não necessariamente fizeram a aquisição.

“Nos últimos anos, o consumidor passou a substituir a compra por impulso pelo planejamento financeiro para obter o que deseja. Como tinha outras despesas, o cliente passou a cuidar mais das finanças pessoais e fugiu do financiamento. Por conta de vantagens como taxa de administração menor que os juros; a possibilidade de escolher o veículo que quiser com o crédito obtido e ausência de entrada no consórcio, que pode ser utilizada como lance para antecipar a compra”. Avalia Paulo Roberto Rossi, presidente da ABAC. 

Garanta o carro dos seus sonhos sem pagar juros!

Qual o carro dos seus sonhos? Faça já um plano de consórcio e economize até 60% a mais do que em outras formas de compra parcelada. Acesse nosso Simulador de Consórcio, compare e simule o carro, plano e parcela ideal ao seu orçamento. Não perca tempo!