Consórcio ou Financiamento qual a melhor opção
Consórcio ou Financiamento qual a melhor opção

Consórcio ou Financiamento qual a melhor opção? Essa é uma pergunta frequente quando se pensa em realizar a compra de um bem seja ele veículo ou imóvel. O Financiamento é a forma mais comum quando se pensa em compra parcelada. Porém o consórcio vem ganhando espaço no comportamento do consumidor. Hoje se tornou a forma mais econômica e segura da atualidade.

Vejamos um comparativo da compra do mesmo bem, veículo Nissan March, através das duas modalidades:

Consórcio ou Financiamento qual a melhor opção?

Como funciona o consórcio?

O sistema de consórcio é uma solução criada pelos brasileiros na década de 60. Na época o conceito principal, era a compra de um bem em comum em grupo. Os grupos de consórcio reúnem pessoas com o mesmo interesse. Os participantes contribuem mensalmente para arrecadar os valores necessários para compra dos bens. As administradoras de consórcio são responsáveis por administrar o dinheiro do grupo e realizar as entregas.

Os bens seja ele automóvel, imóvel ou serviços são retirados através do sorteio ou lance todo mês. Os sorteios são a principal forma de entrega para todos os participantes ativos. Ou seja, que estão em dia com os pagamentos e ainda não foram contemplados do grupo concorrem com um número a sua vez a retirar o bem.

Os lances são uma forma de participação facultativo. Se o consorciado dispor de algum valor extra pode ofertar-lo na reunião, caso esteja entre os maiores é contemplado.


As administradoras possuem uma média de entrega de 2 a 6 bens por reunião, sendo 1 por sorteio e os demais por lance. Cada administradora possui condições específicas aos seus consorciados. Sendo assim, vale a pena comparar entre elas e escolher qual melhor se encaixa em suas necessidades e orçamento. Acesse nossa página de marcas e compare entre as melhores do país. 

Vantagens do consórcio

  • Prazos estendidos: A compra de um bem por consórcio possui uma grande diversidade de prazos. Para os automóveis a média é de planos de 30 até 100 meses. Já para imóveis, o prazo pode ser de até 180 meses de pagamento.
  • Economia: O consórcio é até 70% mais barato do que outras compras parcelada. É a única que dispõe de planos isentos de taxa de juros, taxa de adesão, IOF ou entrada. Veja como é composta o valor da parcela no consórcio.
    Algumas administradoras oferecem ainda descontos para compras em nome de pessoa jurídica e parcelas em degrau, que vai diminuindo com o passar dos meses. Isso garante ainda mais economia e flexibilização no orçamento.
  • Poder de Compra: No caso dos consorciados contemplados de automóveis há ainda uma grande vantagem, o de possuir o mesmo poder de um comprador à vista. As concessionárias oferecem diversos benefícios como descontos, acrescentar acessórios ou ainda pagar documentação. O que permite ao consorciado, o poder de barganhar e negociar com diversas concessionárias diferentes. Podem conseguir até a melhor condição de compra. A administradora de consórcio faz o pagamento integral do veículo a concessionária, o que em tempos de crise é muito interessante.
  • Investimento: Além de poder ter uma economia significativa na compra do seu bem, o consórcio oferece ainda a possibilidade de investimento. O valor da carta de crédito após contemplada, sofre rendimento mensais sobre a taxa SELIC (taxa básica de juros), valor médio ao ano de 12.90% até o final do plano que poderá ser retirado em valor espécie.

Desvantagens do consórcio

  • Retirada do bem: A principal desvantagem do consórcio é que a entrega não é imediata, as entregas ocorrem por sorteio e lances mensalmente. Porém, o sistema de consórcio é bem flexível e possui formas para que a retirada do seu bem seja mais agilizada. Veja como.
  • Reajuste de parcela: Como a compra por consórcio é feita em grupo, o valor da parcela sofre reajustes, podendo aumentar ou diminuir conforme o valor do bem no mercado. Por exemplo, se o veículo escolhido teve uma valorização de R$ 2.000, este valor é dividido entre as parcelas que ainda o consorciado tem a pagar, no caso, se faltar 40 parcelas, o valor a ser acrescentado é de apenas R$ 50,00 mensais. Esta é uma forma justa para que todos consigam comprar os seus bens com o valor atualizado.

Como funciona o financiamento?

Ideal para saber escolhe consórcio ou Financiamento qual a melhor opção. O sistema de compra por financiamento é um dos mais populares para a compra de bens porém, faz com que o cliente necessite desembolsar um valor de entrada de até 60% do valor do bem, com isso o bem chega a valer 3x mais.

Para poder participar é preciso fazer um análise de crédito juntamente a uma instituição financeira. Após a aprovação, o valor do bem é parcelado e são incluídas as taxas de juros, IOF e taxas intermediárias que elevam o valor do bem financiado em até de 75%.

Vantagens do Financiamento

  • Retirada do bem no ato: Para quem deseja comprar e já possuir o bem em mãos o financiamento proporciona isso.
  • Valor da parcela fixa: O valor da parcela não sofre aumento do início ao fim do financiamento o valor se mantém ou sofre uma redução, pois alguns planos há redução na taxa de juros com o passar dos anos.

Desvantagens do financiamento

  • Aprovação de crédito: As instituições financeiras fazem uma análise de crédito bem criteriosa aos seus clientes o que faz com que muitos não consigam aprovação para realizar a compra.
  • Necessita entrada: O financiamento exige que o cliente disponha de 30% a 60% do valor do veículo no ato, ou seja, o valor integral não é parcelado 100% como ocorre no sistema de consórcio.
  • Juros e Taxas: Os bens financiados possuem incidência de taxa de juros mensalmente que pode chegar até 3,5%. Também possuem IOF que é incidido sobre o valor do bem financiado. Assim acaba aumentando consideravelmente o valor da sua parcela em até 75%.
  • Prazo de pagamento: O bem financiado normalmente possui um prazo menor de pagamento. Isso faz com que a sua dívida seja quitada mais rapidamente. Por outro lado o valor da parcela é normalmente bem mais alta do que no consórcio.
  • Descapitalização de dinheiro: Quando o cliente opta pela compra financiada, escolhe também por pagar até 4x o valor do que aquele bem possui. Mais dinheiro gasto e mais custos desnecessários.

Consórcio ou Financiamento qual a melhor opção?

CONSORCIO-OU-FINANCIAMENTO-QUAL-MELHOR-OPÇÃOConseguiu descobrir consórcio ou Financiamento qual a melhor opção? O consórcio é inegavelmente a forma mais econômica e segura de contrair patrimônio. Também é excelente para realizar investimento. Não perca dinheiro e nem tempo e acesse já nossa página de marcas.  Encontre o plano mais ajustado ao seu orçamento.