Conheça os diferentes tipos de pneus
Conheça os diferentes tipos de pneus

Você conhece os diferentes tipos de pneus? O pneu foi inventado em 1845 pelo escocês Robert William Thompson e era bem diferente do que estamos acostumados nos dias de hoje. Tratava-se de um tubo com várias camadas de tela, impregnada com uma solução de borracha. Por fora, ele era revestido com uma camada de couro.

Conheça os diferentes tipos de pneus

On Road. São indicados para os veículos que andam predominantemente no asfalto e em vias pavimentadas. Seus sulcos não são tão largos. De modo que a superfície que fica em contato direto com o solo é maior, aumentando a aderência.

Off Road. Possuem sulcos mais largos, pois é destinado a terrenos sem asfalto. Pistas com muita lama, terra ou asfalto. Eles são muito mais robustos e resistentes, mas não devem ser utilizados no asfalto, caso contrário se desgastarão com muita rapidez.

Misto. O pneu misto é útil para você não precisar ficar trocando entre on road e off road. Seus sulcos são mais largos que o on road, mas não tanto quanto o off. Apesar da versatilidade, ele puxa mais para o asfalto. Se for necessário encarar uma estrada de chão, ele não deixa o motorista na mão. Para trilhas severas, porém, não é adequado.

Radial ou Diagonal. Outro tipo de divisão é entre os pneus convencionais, que são conhecidos como diagonais ou radiais. Os primeiros possuem, por dentro, camadas de lonas, compostas por fibras têxteis que são sobrepostas. Uma passa por cima da outra diagonalmente. Além disso, o pneu radial é uma tecnologia mais avançada, composto por cordas metálicas que ficam dispostas no sentido perpendicular, na direção do centro do pneu.

Acesse o nosso Simulador de Consórcio!

Se você deseja comprar um carro, acesse o nosso Simulador de Consórcio, lá você encontra uma infinidade de modelos e uma diversidade de prazos. Além disso, temos várias marcas a sua disposição. Não perca tempo. Realize seu sonho através do consórcio.