Conheça a história do Fiat Marea
Conheça a história do Fiat Marea

Hoje em primeiro lugar vamos contar de onde surgiu o Fiat Marea, substituto do Fiat Tempra, um sucesso no mercado europeu. As versões europeias do Fiat Marea e do Marea Weekend, foram produzidas na Itália, confira as curiosidades.

De 1996 a 2002 Fiat Marea na Itália

A dupla de Fiat Marea vinha com 7 opções de motores à gasolina, 3 a diesel e uma versão turbo. Mas a mais conhecida entre os brasileiros é a 2.0 litros de 20 válvulas. Ele era bastante elegante e moderno com um ótimo espaço para porta malas. As lanternas tinham um visual diferente para um carro sedã. 

A perua Marea Weekend tinha um visual familiar e bem equilibrado. Suas lanternas traseiras eram montadas numa moldura cinza e separadas por gomos. A primeira parte era luz de freio que era maior, o gomo do meio era a luz de indicação de seta e por fim vinha o gomo menor que continha a luz de indicação de ré.

Seu painel era moderno e abusava de formas mais arredondadas e orgânicas. Seu quadro de instrumentos era bem completo e tinha iluminação verde. Todo o conjunto era bem harmônico e com excelente acabamento. 

As duas versões teve sua produção encerrada na Europa em 2002. A versão Weekend foi substituida pelo Fiat Stilo Multiwagon e a versão sedã foi descontinuada. 

De 1998 a 2008 Fiat Marea no Brasil

Ele veio como substituto do Tempra. Tanto o Marea quanto a Marea Weekend foram lançados em duas versões de início, sendo elas a ELX e HLX. O motor para ambos era o mesmo, o 2.0 litros de 20 válvulas que rendia 142 cavalos e tinha torque de 18,1 kgfm. O modelo também teve um motor 2.4, com as mesmas 20 válvulas, com 160 cavalos e 21 kgfm de torque. Depois vieram a versão de entrada Fiat Marea SX com o motor 2.0, uma versão esportiva com  versões ELX e HLX com o motor que rendia 182 cavalos e tinha torque máximo de 27 kgfm. Depois teve versões nacionais e facelift, ganhou uma aparência mais brasileira depois que o modelo saiu de linha na Itália. Saiam de cena os faróis com máscara negra, e entram no lugar um conjunto com lentes transparentes.

O fim do Marea e seu Substituto

Depois de mais de 60 mil unidades vendidas de ambas as carrocerias, o Fiat Marea se despedia do mercado nacional, e deixava a passagem aberta para o Linea, o sedan derivado do Punto.

Logo o sucessor natural do Fiat Marea na versão sedã foi o Linea tanto no mercado nacional em 2008, quanto em outros mercados onde era vendido. O motor era o mesmo do Fiat Punto Tjet, o 1.4 litro da gasolina que rendia bons 152 cavalos e 21,1 kgfm. Pois para essa motorização o câmbio era sempre o manual de 5 marchas, dando foco na esportividade do conjunto. O modelo saiu de linha em meados de 2016 juntamente com o Fiat Idea e o Fiat Bravo.

Faça seu Consórcio 

Enfim, no Simulador de Consórcio de Carros você encontra o modelo ideal que se encaixa conforme o seu orçamento. Acesse!