Conheça a história da Renault
Conheça a história da Renault

Louis Renault resolveu criar seu primeiro carro, ele já começou inovando. Com um eixo de transmissão e câmbio, ele trouxe a terceira marcha direta. Dessa maneira venceu ao ser desafiado numa subida íngreme e surpreendeu a todos e começou ali a facilitar a vida de todos. Conheça agora mais sobre a história do Renault.

Renault Voiturette Tipo A (1898) – A inovação que deu origem à Renault
Renault Voiturette Tipo A (1898) – A inovação que deu origem à Renault

Certamente pensado para atender as necessidades europeias em zonas ruais, o Renault 4 apelidado de “Calça Jeans” era versátil. Perfeito para o trabalho e para curtir passeios em família, como todo o carro da história da Renault, trouxe várias inovações. 

Renault 4L “Quatrelle” (1961) – O carro calça jeans
Renault 4L “Quatrelle” (1961) – O carro calça jeans

Depois veio o modelo que surgiu para satisfazer a juventude na época. O Gordini era a soma da emancipação da liberdade e da velocidade em forma de carro. Além do seu azul marcante, o motor tinha o propósito de toque rebelde e oferecia muita performance para quem era apaixonado por velocidade.

Renault 8 Gordini (1964) – O ícone da juventude
Renault 8 Gordini (1964) – O ícone da juventude

Logo após, a Renault criou modelos com muita versatilidade, O Renault 16. Tinha mais espaços pra carga, volume mudada conforme a organização do banco traseiro. Ele também foi pioneiro na utilização em motores turbo. Em 1972 a Renault lançou o modelo 5, totalmente inspirado nos movimentos feministas da época. Como resultado foi totalmente voltado a mulher, tinha design elegante e elevador junto ao porta-malas.

A história da Renault é cheia de inovações

Também inaugurou o segmento da Minivan, o Renault Espace em 1984. Uniu benefícios de um sedã e um utilitário, um carro perfeito para família grande. Em 1993 mudou a mentalidade de que carro pequeno e interior espaçoso poderiam sim andar juntos. Criou o Renault Twingo, seu design e cores modernas conquistou artistas da época. Além disso ele foi durante muito tempo o queridinho entre jovens e adultos. E por último o Renault Scénic, a primeira van compacta. Com o objetivo de atender as famílias do fim do século XX criou uma minivan que oferecia três fileiras de bancos deslizantes. Era removíveis, rebatíveis e continham vários portas objetos. Facilitou tanto a vida das pessoas que é referência até hoje. 

  • Renault 5 (1972) – Um carro pensado de acordo com a ascensão das mulheres
  • Renault Espace (1984) – A primeira minivan moderna da história
  • Renault Scénic (1996) – A primeira minivan do segmento de tamanho médio
  • Renault Twingo (1993) – A revolução dos subcompactos
  • Renault 16 (1965) – O carro para diversos modos de vida e uso

Produzindo desde 1899 automóveis pequenos e médios, vans(furgões), ônibus (autocarros) e caminhões. Até hoje é conhecida pelos protótipos de que desenvolve. Com isso ganhou muitos prêmios internacionais, como: 6 vezes Carro do Ano na Europa, 9 vezes Carro do Ano na Espanha e 3 vezes Carro do Ano na Eurásia Autobest e também 2 vezes Carro do Ano na Irlanda. 
Portanto ao longo de toda a história da Renault, ela permaneceu em sintonia com as exigências e transformações do mercado e da sociedade, se inspirando em mudanças de um mundo que adora a mobilidade.

Fonte: Renault do Brasil