A importância da conectividade na hora de salvar vidas

Dirigir um carro moderno e conectado a internet pode melhorar a experiência do condutor e dos ocupantes do veículo. Além disso, a tecnologia pode ajudar na segurança e na prevenção de acidentes. Veja a seguir a importância da conectividade na hora de salvar vidas.

A importância da conectividade para salvar vidas

Os sistemas de conectividade com centrais de atendimento, por telefonia celular ou satélite, estão ficando cada vez mais comuns. No Brasil, apenas a Chevrolet e a Ford possuem alguns modelos com esse sistema de conectividade. 

Em meio à era da “Internet das coisas”, o conceito de conectividade, tem sido assunto das principais feiras voltadas ao consumidor no mundo, como a Consumer Electronics Show – CES, com o lançamento de diversas funcionalidades de carros cada vez mais autônomos, além de discussões relativas à segurança e a privacidade dos dados gerados pelos automóveis.

Chevrolet: Sistema OnStar

Assistência na Recuperação Veicular: Equipe especializada 24/7 para auxiliar em casos de roubo ou furto. Ao ser confirmado o incidente, acione o OnStar e faça um boletim de ocorrência.

Monitoramento em Rota: Com o serviço de rastreamento de rotas durante viagens e passeios, é possível solicitar que os atendentes te acompanhem ao longo do trajeto para que receba auxílio durante suas viagens. 

Botão de Emergência (SOS): Quando precisar, é só tocar no botão vermelho que fica no retrovisor de veículo para ser atendido pela equipe da Chevrolet, com isso, você será conectado ao serviço de emergência local. Será fornecido ao resgate informações importantes como a localização do seu veículo. Assim o socorro chegará o mais rápido possível.

Resposta Automática de Acidentes: Quando o Airbag ou outros sensores do veículo são ativados, o Centro de Atendimento OnStar recebe um alerta automático. Após isso, um atendente entra em contato imediatamente com os ocupantes do carro para verificar as suas condições e necessidades. Para assim, serem acionados os órgãos públicos que prestam socorro.

Ford: Sistema Sync®

Assistência de Emergência: Realiza uma chamada ao serviço de emergência 192 – SAMU caso ocorra uma colisão com ativação do airbag ou corte de combustível. Este serviço é gratuito e não exige assinatura nem taxa mensal vinculada. Além disso, para o funcionamento correto, é fundamental que o aparelho celular esteja emparelhado com o SYNC®.

Controle Eletrônico de Estabilidade e Tração: O AdvanceTrac® é o sistema mantém o veículo sob controle em manobras bruscas, até mesmo em situações imprevistas. Como por exemplo, no desvio de buracos, animais, aquaplanagem, o que reduz o risco de acidentes.

Assistente de Frenagem Autônomo: É uma tecnologia inovadora que visa aumentar sua segurança principalmente na condução em cidades. Por meio de sensores no para-brisa, o sistema monitora constantemente o tráfego. Contudo, em caso de colisão, os freios são acionados automaticamente. Atua em velocidades inferiores a 50 km/h, reduzindo a severidade do impacto, podendo até evitar o acidente por completo.

MyKey: Você pode programar uma das chaves do seu carro com configurações de segurança do veículo. Através do MyKey você pode: limitar a velocidade máxima em 130 km/h, manter acionado avisos sonoros de velocidade, impedir o desativamento do Sistema de Assistência ao Motorista, limitar a capacidade máxima do áudio em 45%, além de diversos outros controles.

Faça o seu consórcio!

Agora que você já sabe a importância da conectividade na hora de salvar vidas, que tal escolher um carro seguro e moderno? Acesse nosso Simulador de Consórcio e veja qual modelo mais combina com você!