Saiba o que compõe a sua parcela no consórcio

Segundo a ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), a parcela do consórcio é constituída por Fundo Comum, Taxa de Administração e, se estabelecido em contrato, por Fundo de Reserva e Seguros. Confira abaixo o que compõe a sua parcela no consórcio e realize seu sonho agora mesmo!

Saiba o que compõe a sua parcela no consórcio

  1. Fundo Comum (FC): É a soma do que cada consorciado paga, a quantia destinada a aquisição do bem ou serviço. Contribuição Linear: Obtida mediante a divisão percentual do preço do bem ou serviço contratado pelo número de meses de duração do grupo. Contribuição Não-Linear: Quando administradora fixa o percentual variável de contribuição ao fundo comum e o somatório destas contribuições é igual a totalidade do fundo comum contratado.

2. Taxa de Administração (TA): É o que a administradora recebe pela prestação de serviços aos consorciados. Geralmente são valores extremamente baixos. 

3. Fundo de Reserva (FR): É o que garante o funcionamento do grupo em determinadas situações previstas no contrato. Este valor está diluído nos 60 meses. 

4. Seguro: Existem diversos tipos de seguro que podem ser inseridos no contrato. Como por exemplo, o seguro de quebra de garantia, seguro de vida e seguro desemprego.

Como calcular a prestação mensal?

Para calcular a prestação mensal é necessário fazer a somatória do Fundo Comum, da Taxa de Administração e do Fundo de Reserva. Sendo assim:

[ Prestação do Mês = FC + TA + FR ]

Simule o seu plano de consórcio agora mesmo!

Agora que você já sabe cada uma das coisas que estão presentes na sua parcela de consórcio, acesse o nosso Simulador de Consórcio e tenha acesso a diversos modelos de carros, com planos que cabem no seu bolso! O seu sonho é comprar um imóvel? Portanto, acesse a nossa Tabela de Preços e veja o imóvel que mais combina com você. Não perca tempo!