Como viajar de carro pela América do Sul
Como viajar de carro pela América do Sul

Quem gosta de viajar e conhecer outros países de carro deve se atentar a vários pré-requisitos antes de cruzar a fronteira. Nosso continente é um dos destinos mais procurados por turistas do mundo inteiro e temos a vantagem de sermos vizinhos da maioria dos países daqui. Se você tem vontade e quer começar a planejar uma aventura dessas, veja aqui como viajar de carro pela América do Sul.

Os itens obrigatórios para viajar de carro pela América do Sul

Uruguai

Você e sua família podem ficar até 90 dias por lá, que podem ser renovados para mais 90 dias. Somente o RG ou passaporte já bastam como documento de identificação, não é necessário visto. O motorista, como já esperado, deve ter a sua CNH válida antes de cruzar a fronteira. Também deve-se portar um documento emitido na migração que atesta a sua condição de turista.

Um seguro válido para o Mercosul e documentação do veículo também devem estar presentes na mala. Em caso de carros alienados a terceiros, é necessário procuração ou documentado reconhecido em cartório. 

Familiares ou até motoristas particulares também podem conduzir o carro, desde que haja um documento comprovando a relação. Lembre-se também que no Uruguai é obrigatório ter triângulo de sinalização, colete refletivo, kit de primeiros socorros, e andar com o farol baixo sempre aceso. 

Paraguai

CNH válida e RG com menos de dez anos de emissão é o que se pede. Também é necessário uma autorização para conduzir o veículo caso esteja em nome de terceiros. Será emitido declarando um motorista e somente ele(a) poderá dirigir.

A estadia máxima é de 3 meses, levando em conta também a legislação de trânsito deles, que pede itens a mais. São necessários dois triângulos de sinalização e extintor de incêndio (não obrigatório por aqui). Algo que não está na legislação mas é bom levar para evitar problemas são mortalhas. Além disso, um seguro que cubra território paraguaio deve estar vigente.

Chile

Mesmas regras do Paraguai para documentos de identidade e de estadia. Já para o carro, ele precisa do seguro SOAP, que é feito pelas empresas HDI e Consorcio. Uma autorização com dados do motorista, carro e proprietário deve ser feita em cartório. Caso haja itens de valor, será necessário declarar junto à Aduana chilena caso ultrapasse a casa dos US$ 10 mil.

Os itens obrigatórios devem estar todos no carro, e alguns a mais que são exigidos pela legislação chilena. São eles: colete refletivo, dois triângulos de sinalização e extintor de incêndio. 

Argentina

Quem quer viajar de carro pela América do Sul sempre pensa em visitar os hermanos, não é verdade? RG com menos de dez anos de emissão, CNH válida e seguro com cobertura para o Mercosul são exigidos. 

A mesma autorização de cartório dos outros países deve ser emitida em caso de veículo em nome de terceiros. Deve-se dirigir sempre com os faróis acesos e ter a bordo extintor de incêndio e dois triângulos de sinalização. 

Quer viajar de carro pela América do Sul mas não tem carro?

Podemos lhe ajudar a realizar seu sonho de viagem e ter seu carro sem pagar nada de juros nas parcelas. Veja o nosso Simulador de Consórcio e comece a investir no seu carro sem pagar taxa de entrada. Aproveite a oportunidade!