O bom funcionamento do sistema do freio do seu carro é primordial para a garantir a sua segurança. Para isso, é importante que alguns cuidados sejam tomados e que revisões preventivas sejam feitas regularmente. 

Como usar corretamente o freio do seu carro

Com freio do seu carro em ordem o motorista tem menos riscos de acidentes, mas é necessário que cada parte do sistema seja verificada. O ideal é que a manutenção contemple as pastilhas, lonas, discos e tambores.

Frenagens bruscas aumentam a possibilidade de empenamento do disco e faz com que os freios se desgastem mais rapidamente. Por isso, é importante que o motorista tenha sutileza na hora de frear. A durabilidade do sistema de frenagem de um carro está diretamente ligada à capacidade do motorista em saber pisar no pedal dos freios de modo correto. Portanto, é preciso manter a atenção no trânsito e na direção para evitar que esse tipo de ação brusca ocorra. Uma boa dica é usar mais o freio motor. Deixe o carro sempre engrenado em marchas mais curtas nos declives. Isso limita a aceleração do veículo, alivia os freios e ainda diminui o consumo de gasolina.

Cada veículo é capaz de alertar o seu motorista quando alguns tipos de problemas surgem. Se em momentos de frenagens mais fortes, ou durante um trajeto em uma subida ou descida acentuada, acender ou piscar a luz do freio de mão no painel, isso é um sinal de que as pastilhas estão bem gastas, próximas de acabar ou de que há algum vazamento do fluido de freio. Há uma relação entre o desgaste das pastilhas e o fluido de freio, portanto não o complete se houver vazamentos no sistema. Caso seja necessária a troca das pastilhas, pode ser necessário também a troca dos discos. Um detalhe importante é que o motorista deve evitar frear forte durante os primeiros 300 km após a troca, pois a pastilha e o disco estarão se ajustando nessas primeiras quilometragens e um abuso dos mesmos nesta situação pode comprometer ambos permanentemente.

Não ignore os sinais do seu carro

Jamais ignore os sinais de que há problemas nos freios do seu veículo. Alguns sinais que podem indicar algum problema no sistema de freios, são: o chiado ao frear, a necessidade de adicionar fluido de freio constantemente em curto espaço de tempo, a falta de potência nos freios e as luzes que eventualmente podem se acender no painel. Se o seu veículo apresentar alguma dessas características, leve-o até uma oficina para averiguação e correção dos possíveis problemas.

Faça seu consórcio!

Você sabia que o consórcio é uma modalidade de compra planejada totalmente segura? Através dele é possível comprar o carro dos seus sonhos e economizar até 60%. Acesse a nosso Simulador de Consórcio e escolha o plano que mais combina com o seu orçamento.