ar-condicionado do seu carro
ar-condicionado do seu carro

O verão está chegando e garantir o bom funcionamento do ar-condicionado é fundamental. Pois em algumas cidades brasileiras a sensação térmica passa dos 40º. E dentro de um carro, em um trânsito caótico, essa sensação pode triplicar.

Mas aqui vamos te ensinar algumas formas de usar o ar-condicionado do seu carro sem compromete-lo.

1º Compressor do sistema: Ligue sempre o ar-condicionado do seu carro quando o motor do carro estiver funcionando, porque? O compressor do sistema exige bastante potência para funcionar. E se ficar ligado apenas na bateria, vai demandar muito e acaba não resfriando direito. Ligar o ar-condicionado com o carro funcionando, evita a fadiga e melhora o poder de resfriamento.

2º Troca de filtro do pólen: Em uso esporádico, a verificação normal é sempre de acordo com a recomendação do fabricante do seu carro ou a cada seis meses. Mas em locais de muita poeira ou carros que rodam em estradas de terra, reduza o intervalo das trocas. Assim você evita mau cheiro e o bom funcionamento do ar-condicionado do seu carro.

3º Não ligue com as janelas abertas: Evite ligar seu ar-condicionado se as janelas do seu carro estiverem abertas, pois isso reduz a eficiência do sistema. O recomendado é: Caso o carro estiver muito quente, abra um pouco antes de ligar o ar-condicionado para o carro “esfriar” e equalizar a temperatura dentro do carro. Depois feche as janelas e ligue o ar-condicionado.

4º Recirculação: Sabe a função que faz com o que o ar-condicionado circule somente dentro do carro? Então, ela não precisa ficar ligada o tempo todo, ela só é recomendada quando você está dirigindo em um local de muita poeira ou fumaça. Se esta função for utilizada por muito tempo, o seu filtro pode não durar muito. O ideal é que você alterne com a função de circulação interna.

Fonte: Jornal do carro