Primeira CNH

Está planejando solicitar a primeira CNH e não sabe como? O Jornal do Consórcio traz hoje todos os procedimentos necessários para a solicitar a sua primeira habilitação. 

Como solicitar a primeira CNH

Apenas quem nunca se habilitou para a condução de veículo automotor ou elétrico, e deseja conduzir um desses veículos pode solicitar o serviço de primeira habilitação. 

Quais as condições para solicitar a primeira CNH?

  • Ter 18 anos completos até a data de abertura do serviço, pois a lei exige que o candidato seja penalmente imputável;
  • Saber ler e escrever;
  • Apresentar documento de identidade com foto (em bom estado de conservação) e cópia;
    Apresentar CPF e cópia (não é necessário se o número já constar no documento de identidade apresentado);
  • Apresentar comprovante de residência e cópia.

Quais categorias é possível se habilitar na primeira vez?

A primeira habilitação pode ser solicitada na categoria “A”, na categoria “B” ou nas duas ao mesmo tempo, denominada categoria “AB”. 

>> Veja mais informações sobre as categorias de habilitação. 

Etapas do Processo de Primeira Habilitação

  • Apresentação da documentação no CFC (Centro de Formação de Condutores);
  • Emissão da guia GAD-E para pagamento das taxas do Detran/RS;
  • Pagamento da GAD-E (bancos conveniados: Banrisul, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco ou Sicredi);
  • Avaliação psicológica e exame de aptidão física e mental (exame médico);
    Curso teórico-técnico (mínimo de 45h/a de aulas teóricas para categorias A ou B e mínimo de 20h/a para ACC);
  • Exame teórico-técnico (prova teórica);
  • Aulas em simulador de direção veicular (mínimo de 5h/a); (o curso somente poderá ser iniciado após a conclusão das aulas teóricas);
  • Curso de prática de direção veicular (mínimo de 20h/a de aulas práticas para categorias A ou B e mínimo de 10h/a para ACC);
  • Exame de direção (prova prática).

Outras Informações

Reprovação: Caso aconteça, será necessário repetir os exames até que haja aprovação. Lembrando que para cada nova realização do exame, será paga uma nova taxa. O novo exame só poderá ser prestado 15 dias após a divulgação do resultado do teste anterior em que foi reprovado.

Tempo para Concluir o Processo: No prazo de 12 meses para abertura do RENACH (Registro Nacional de Condutores Habilitados).

Permissão para Dirigir: Ocorre em torno de 5 dias úteis após a aprovação na prova prática. Lembrando que, se o novo motorista cometer alguma infração dentro do período de um ano, não receberá a CNH definitiva, e será necessário refazer o processo de primeira habilitação.

Como solicitar a CNH Digital? 

Existem duas formas de solicitar: Através de um cadastro no site do Denatran (sendo que é necessário finalizar pessoalmente o processo em algum local de atendimento do Detran), ou fazendo todo o processo no site.

Depois de cadastrar o e-mail e o telefone no Denatran, é necessário fazer o download gratuito do aplicativo CNH Digital, que já se encontra disponível nas lojas da Apple e da Google. 

Fonte: Denatran

Por último, adquirir um Certificado Digital (pago), que permite fazer todo o processo na internet. Com isto, será preciso fazer um cadastro no Portal de Serviços do Denatran, onde o motorista criará um PIN de segurança. Para maiores informações, acesse o Passo a Passo para obter a CNH Digital!

Compre o seu primeiro carro agora mesmo!

Agora que você sabe como solicitar a primeira CNH, você já pode comprar o seu primeiro carro! Acesse o nosso Simulador de Consórcio e tenha acesso aos melhores planos de consórcio com parcelas que cabem no seu bolso!