Como saber a hora de trocar os pneus
Como saber a hora de trocar os pneus

Quem tem carro precisa lembrar-se sempre das manutenções preventivas. Se você não souber identificar os sinais que seu carro precisa de certos reparos, o seu bolso é quem vai sentir. O mesmo vale para os pneus, que são um dos itens mais importantes para a sua segurança na direção. Mas como saber a hora de trocar os pneus? Abaixo nós damos algumas dicas!

Como saber a hora de trocar os pneus?

Localize os indicadores de fábrica

Os pneus possuem alguns indicadores que os próprios fabricantes colocam para facilitar a sua vida. Eles são conhecidos como TWI (Tread Wear Indicator). É um filete de borracha que atravessa o sulco do pneu na transversal e indica o nível de desgaste da banda de rodagem. 

Como saber a hora de trocar os pneus
TWI Pneus

Para fazer o teste é simples: localize o TWI no seu pneu e veja o desgaste. Se ele tiver chegado no indicador, é hora de trocá-lo.

Respeite o prazo de validade

Os pneus trazem consigo muito mais informação do que se pode imaginar. Assim como todo produto em produção, eles possuem um prazo de validade para indicar até quando são seguros. Eles possuem em média 5 anos de validade, e que em hipótese alguma deve ser deixado de lado quando você comprar o seu.

A data de fabricação pode ser localizada em uma marcação do pneu junto à inscrição DOT (significa Department of Transportation). Os 4 últimos dígitos representam o mês e o ano que o pneu foi feito. Por exemplo: 1115 significa que o pneu foi fabricado no mês de novembro de 2015.

Procure por deformações 

Dependendo de como você usa o carro, algumas deformações podem aparecer sobre os pneus. Veja se surgem bolhas ou lombadas quando você realizar a calibragem dos pneus, pois elas também indicam um pneu que está prestes a rasgar ou explodir.

Com essas dicas, esperamos que você possa sempre evitar danos ao seu carro e dirigir com mais segurança! Para mais dicas automotivas, consulte nossa seção especializada sobre o assunto!