Como poupar dinheiro com renda baixa
Como poupar dinheiro com renda baixa

Muitas pessoas dizem que apenas quem tem uma renda alta consegue economizar. Elas não conseguem descobrir como poupar dinheiro com renda baixa, e isso é algo totalmente natural.

Independente de quanto você ganha, sempre é viável economizar e investir. Claro que você precisa ter em mente que deve ser proporcional aos seus rendimentos, para não cair em dívidas. Para isso, você só precisará criar um hábito de boa consciência financeira.

Dicas de como poupar dinheiro com renda baixa

São dicas simples, que quando aplicadas juntas no seu dia a dia, fazem toda a diferença. Veja abaixo o que preparamos para lhe auxiliar em suas economias!

Gaste menos do que você ganha

Parece óbvio, mas é totalmente ignorado pelas pessoas que tentam e não conseguem juntar dinheiro. Muitas pessoas conseguem economizar guardando o que sobra dos seus gastos, mas acham que quando se ganha pouco isso é difícil.

Na verdade, são pessoas que mesmo ganhando muito, teriam problemas em economizar, pois gastariam proporcionalmente. O ideal é criar e seguir um compromisso de poupar uma quantia fixa do seu salário, assim você evita gastos desnecessários.

Siga um planejamento e tenha hábitos financeiros saudáveis

Ainda sobre o gasto proporcional ao que se ganha, vamos criar uma situação de exemplo. Temos dois amigos, Nícolas e Gabriel, que ganham R$ 8 mil e R$ 2 mil, respectivamente. Parece óbvio que como Nícolas ganha mais que Gabriel, ele consegue fazer maior economia, não é mesmo?

Isso depende muito. Se Nícolas tiver gastos descontrolados e contrair dívidas que vão durar anos, a economia dele cai a zero. Agora se Gabriel seguir um planejamento de gastos, tendo o seu orçamento controlado, mesmo levando uma vida mais simples, ainda assim terá maior economia.

Isso nos leva a concluir que o X da questão não é o quanto se ganha, mas ter disciplina. Então, para que isso aconteça, algumas medidas devem ser tomadas de imediato.

Quite suas dívidas o mais cedo possível

Uma das principais dicas de como poupar dinheiro com renda baixa, pois evita que você fique preso em dívidas infindáveis. Os juros que ocorrem sobre pagamentos atrasados são altíssimos, então pague suas dívidas o quanto antes.

Se você deixar para o último dia, alguma emergência pode acontecer e lhe tirar o foco. Se você pagar de imediato, evita perder dinheiro para os juros.

Faça uma lista com os gastos do ano inteiro

Geralmente nós nos preocupamos somente com o agora, apenas com o nosso orçamento do mês. Mas ao realizar uma lista que compreende todo o ano, é possível ter um controle do que pode ser cortado e ter uma visão mais ampla de como nos comportamos financeiramente.

Corte os maiores gastos

Agora que já sabe como funcionam as suas despesas durante o ano, organize-as em decrescente. Depois disso, comece a excluir os primeiros gastos, ou pelo menos reduza-os ao máximo. Assim você sentirá logo e início a diferença e sua economia será maior.

Se você mora sozinho, os custos com moradia são inevitáveis. O que pode ser feito, é dividir o lugar com alguém ou então se mudar para outro que possua um aluguel menor. Desse jeito você reduzirá o custo da prestação do imóvel ou pagará menos para morar em outro.

Jogue fora o cartão de crédito

Essa é primordial na nossa lista de como poupar dinheiro com renda baixa. Ele lhe traz uma falsa segurança no quesito “comprar agora e economizar” depois, o que pode se tornar um pesadelo quando a fatura vem com diversos gastos.

O cartão possui sim algumas vantagens, mas a sua situação atual não permite que você o tenha. Você pode realizar compras por impulso e se arrepender depois, mas a conta sempre virá e não será barata.

Explore seus talentos naturais e lazer

Você gosta de escrever, desenhar, ou alguma outra coisa que poderia ser aproveitada profissionalmente? Que tal começar a usar esses dons para ganhar um dinheiro extra?

Muitas pessoas hoje fazem isso, e existem vários aplicativos ou até sites de freelance que podem lhe auxiliar na hora de encontrar aquele “bico” que pode salvar suas economias.

Siga essas dicas de como poupar com renda baixa e você irá sentir a diferença em breve. Então, mãos à obra!

Faça já seu Consórcio!

Veja planos de consórcio que vão lhe ajudar a economizar na compra de seu carro ou casa.

O consórcio oferece várias condições excelentes de compra, como isenção de juros, taxa de adesão ou entrada. Também possui uma variedade grande de prazos, que podem lhe ajudar a se planejar melhor em seu investimento.