Como negociar uma cota de Consórcio
Como negociar uma cota de Consórcio

Os consórcios estão entre os negócios mais procurados por pessoas que desejam adquirir um bem, seja carro, moto, casa ou apartamento com pagamento a médio e longo prazo. Isso acontece porque ele não tem juros e pode ser extremamente benéfico em relação a outras modalidades de compra.

Como negociar uma cota de consórcio

Muitas pessoas resolvem vender as suas cotas de consórcios, assim como também há quem busca comprar cotas de consorciados desistentes. Esse processo de compra e venda pode basicamente de duas maneiras. Com um comprador direto ou negociação com uma empresa de compra e venda de consórcios. Como em todos os negócios, para ambas as maneiras tanto o vendedor quanto o comprador precisam ter alguns cuidados essenciais para evitar problemas futuros. Conheça os principais cuidados que se deve ter na negociação de seu consórcio.

Você pode realizar a venda do consórcio tanto anunciando diretamente em jornais e classificados quanto contratando uma empresa intermediadora. Contratar uma empresa intercessora pode fazer com que seu consórcio seja vendido mais rapidamente. Uma vez que eles já possuem um banco de dados, porém, tem os seus riscos. 

Acesse o nosso Simulador de Consórcio e escolha o seu carro agora mesmo!

De uma forma ou de outra, você precisa ter bastante cuidado ao passar suas informações pessoais, como RG e CPF. Dê apenas informações essenciais sobre o plano, a cota e deixe todo o restante com a administradora. Ela cuidará de toda a parte burocrática e financeira para você. As administradoras são devidamente regulamentadas pelo Banco Central e farão a análise de todas as partes da negociação, podendo, inclusive, não autorizar a venda da sua cota.

valor de venda de uma cota é calculado pela administradora, que analisará a situação financeira desta, se foi ou não contemplada, se há pendências, créditos restantes, etc e definirá um valor de venda ideal. Porém, para que o consorciado não fique no prejuízo, o valor mínimo de uma cota deve ser pelo menos igual à soma das mensalidades pagas, para não gerar prejuízo. Por isso, fique atento aos cálculos e valores de suas cotas.