Como funciona um consórcio e por que investir?

Como funciona um consórcio
Como funciona um consórcio

Para todos os leigos em consórcio, perguntas do tipo “Como funciona um consórcio?”, “É seguro?” e “Como é feita a compra?”, são muito frequentes. Essa matéria irá tirar suas dúvidas para que você possa investir em um consórcio de maneira segura.

O que é, e como funciona um consórcio?

O consórcio é uma forma de investimento em compras. Pessoas físicas ou jurídicas com um objetivo comum de compra se reúnem em grupos fechados para a aquisição desse bem, que pode ser um carro, moto, imóvel, serviços etc. Os participantes pagam parcelas mensais para que seja feita uma poupança destinada à compra do bem. Todas as regras de participação são estipuladas em um contrato.

O veículo pode ser retirado de duas maneiras: através de sorteio ou oferta de lance, que acontecem em reuniões mensais da Administradora.

Fiscalização dos Consórcios

O Sistema de Consórcio é fiscalizado pelo Banco Central do Brasil, onde, de acordo com a Lei nº 11.795/2008 declara ser a autoridade competente a normatizar todo o Sistema de Consórcios do Brasil.

Consórcio é isento de juros?

Sim, os planos de consórcio não apresentam juros. Ao invés disso, existe uma taxa administrativa que varia de acordo com o tempo do seu plano. A isenção de juros é possível graças ao pagamento das parcelas que é feito pelos demais participantes, e não por um banco.

Aproveite a oportunidade e invista em um consórcio isento de juros, taxas de entrada e adesão!

Relação Administradora x Consorciado

A administradora é a empresa responsável pela organização e administração de um grupo de consórcio, desde seu início até seu encerramento. Outras responsabilidades incluem a realização de reuniões, atendimento ao cliente e serviços de pós-venda. Toda administradora de consórcio deve ser autorizada pelo Banco Central do Brasil para funcionar legalmente.

Dicas para comprar seu plano de consórcio

– Esclareça todos os pontos e cláusulas do contrato junto à administradora, não fique com nenhuma dúvida;

– O contrato deve mostrar o crédito que foi contratado, duração do seu plano, seguros e despesas que podem ser exigidos, duração do plano, percentual das suas contribuições e toda documentação e condições exigidas para a retirada de seu bem;

– Caso necessite de alguma informação mais precisa acerca de seu grupo, contate a administradora;

– O contrato deve refletir toda e qualquer propaganda feita no pré-venda, assim como promessa verbais;

– Veirifique a prossibilidade de realizar alterações de seu crédito antes de poder adquirir seu bem, de que forma você pode antecipar suas parcelas e como será no momento em que puder retirar o bem contratado.

Invista agora mesmo em um consórcio!

Agora que você já sabe como funciona um consórcio, não perca tempo e invista agora mesmo! Em nossa página você encontra vários planos com várias vantagens, as quais se encaixam em qualquer orçamento. Aproveite!