Motor do carro

O Jornal do Consórcio traz hoje um guia detalhado de como funciona o motor do carro. O meio de transporte mais utilizado no mundo é o automotivo. Os primeiros carros surgiram em meados do século XVIII e foram criados pelo engenheiro francês Nicolas-Joseph Cugnot, que inventou o primeiro motor movido a vapor. Em 1886, surgiu o primeiro automóvel moderno, o Benz Patent-Motorwagen, criado pelo engenheiro alemão Karl Benz, um dos fundadores da Mercedes-Benz. Em 1893, o primeiro automóvel moderno a rodar no Brasil foi um Peugeot modelo Tipo 3.

Como funciona o motor do carro

O motor do carro é a sua principal fonte de energia. Sua função é transformar combustível em energia capaz de gerar movimento nas rodas. Dentro do motor, o combustível libera energia química para gerar combustão, juntamente com o oxigênio que está em volta do motor. O carburante, normalmente constituído por uma mistura de gasolina e ar, é queimado no interior dos cilindros do motor. Pode ser dividido em 4 tempos:

  • 1º Tempo – Admissão: É quando a mistura do oxigênio com combustível entra no cilindro, com isso o pistão irá abaixar e as válvulas irão se abrir. 
  • 2º Tempo – Compressão: As válvulas se fecham e o pistão sobe, comprimindo a mistura de oxigênio com combustível.
  • 3º Tempo – Combustão: Após a compressão, a vela irá soltar uma faísca dentro dessa mistura, gerando a combustão. Devido a grande quantidade de de energia liberada pela combustão, o pistão será empurrado para baixo.  
  • 4º Tempo – Escape: As válvulas de escape se abrem para que a fumaça da combustão seja liberada e possibilite o próximo ciclo do motor, depois essa fumaça é coletada pelo abafador e liberada no ar.   

Motor do carro

Junto ao pistão, existe uma biela para cada cilindro presente no motor e logo abaixo existe o virabrequim. Ele é uma espécie de manivela que possibilita que o movimento de subida e descida do motor se torne rotativo. Logo depois, esse movimento sai pela embreagem, passa pela caixa de câmbio e é distribuído nas rodas do carro, fazendo com que o carro ande. 

O que significam as siglas CC, CV, RPM?

  • CILINDRADA (CC): Volume de ar e combustível que os cilindros suportam. Se um carro tem quatro cilindros com capacidade para 0,25 litro de ar e combustível cada um, a cilindrada será de 1 litro (0,25 X 4 = 1). Nesse caso, diz-se que o motor é 1.0 ou tem 1000 CC. 
  • ROTAÇÕES POR MINUTO (RPM): Número de giros por minuto do virabrequim. Geralmente, um carro de passeio chega a até 6000 rpm.
  • POTÊNCIA (CV): Cálculo que envolve cilindrada, RPM e rendimento do motor e do combustível. Um carro 1.0 girando a 6 000 rpm tem potência de 65 CV (cavalos-vapor).

Adquira o carro dos seus sonhos agora mesmo!

Agora que você já entendeu como funciona o motor do1414 carro, acesse o nosso Simulador de Consórcio e compare os melhores preços! Lembrando que é TOTALMENTE SEM JUROS, SEM ENTRADA e as parcelas cabem no seu bolso.